Todo ano que se preze termina com listas de “melhores”, “mais lembrados”, “mais influentes”, “mais importantes”… A restrospectiva faz parte do encerramento em grande estilo. Para nós, aqui da L&PM, foi bem difícil pensar nos 10 livros que marcaram o ano. Porque foram vários e todos eles, especiais. Mas também não vamos negar que alguns se destacaram e chamaram mais atenção dos leitores e da mídia. E são eles, agora, que (re)apresentamos aqui como sendo o “Top Ten L&PM 2010″:
1. Freud traduzido direto do alemão – O ano começou com duas novas traduções das obras de Freud: O futuro de uma ilusão e O mal-estar na cultura, traduzidos direto do alemão por Renato Zwick. São dois livros, mas concluimos que eles são um único destaque.
2. Os informantes – lançado em março, marcou a estreia do escritor Juan Grabriel Vásquez no Brasil. O romance retrata a conturbada relação entre pai e filho a partir de uma parte esquecida da história da Colômbia.
3. Peanuts Completo – Este ano foram mais dois volumes de Peanuts Completo, a primorosa edição de luxo, com capa dura, que traz tiras dos anos 50 de Charlie Brown e sua turma. Em 2011 tem mais!
4. Surdo Mundo – Comovente e irônico, o romance do inglês David Lodge foi inspirado na própria surdez do escritor e conquistou leitores e críticos de todo o Brasil.
5. Anjos da Desolação – O romance de Jack Kerouac nunca antes traduzido e publicado no Brasil foi lançado no mês de agosto. Diretamente transcrito dos diários de Kerouac, a edição é complementada pela apresentação de Seymour Krim, escritor e crítico literário que participou da geração beat.
6. Pedaços de um caderno manchados de vinho - O livro de Charles Bukowski que apresenta uma seleção de contos e ensaios que ainda não haviam sido reunidos ou publicados. Contém, inclusive, o primeiro e o último contos escritos por Buk.
7. Agatha Christie em Quadrinhos – No ano dos seus 120 anos, Agatha Christie teve destaque na L&PM e ganhou até um Hotsite. Mas foram os HQ que mais chamaram a atenção. O primeiro volume foi lançado em agosto: trouxe Assassinato no Expresso Oriente, seguido de Morte no Nilo. Em outubro, chegou Morte na Mesopotâmia, seguido do Caso dos Dez Negrinhos.
8. As veias abertas da América Latina – O clássico de Eduardo Galeano ganhou nova tradução de Sérgio Faraco e foi lançado, ao mesmo tempo, em formato convencional e pocket. Para completar, ganhou índice analítico.
9. Série Encyclopaedia - Aqui, o destaque foi para uma série. Em 2010, a Série Encyclopaedia L&PM entrou em uma nova fase, com títulos da britânica Oxford University Press e livros trazendo ilustrações, fotos e mapas.
10. Walden – Lançado em novembro, o clássico de Thoreau ganhou apresentação de Eduardo Bueno e elogiada tradução de Denise Bottmann.
Tags: 2010, Agatha Christie, Anjos da desolação, As Veias Abertas da América Latina, Assassinato no Expresso Oriente, Bukowski, Caso dos Dez Negrinhos, Charles Bukowski, Charlie Brown, David Lodge, Eduardo Galeano, encyclopaedia, Freud, HQ, Jack Kerouac, Juan Gabriel Vásquez, Morte na Mesopotâmia, Morte no Nilo, O futuro de uma ilusão, O mal-estar na cultura, Os informantes, Peanuts, Peanuts Completo, Pedaços de um caderno manchados de vinho, quadrinhos, Sergio Faraco, Serie Encyclopaedia, Surdo mundo, Thoreau, top 10, Walden
[...] This post was mentioned on Twitter by Nanni Rios. Nanni Rios said: RT @LePM_Editores: #blog Top 10 L&PM, os destaques do ano http://bit.ly/ietTHu [...]
[...] clima de fim de ano, No blog da L&PM saiu o top10 dos lançamentos de 2010. Já o blog da Estante Virtual, a equipe montou um painel de leituras para 2011. E você atrasou o [...]
E eu tenho a primeira de Peanuts Completo. Estou amando e ansiosa para comprar os outros, esperando o lançamento dos próximos,