Arquivo mensais:fevereiro 2019

Você já teve Ressaca Literária?

Dia 28 de fevereiro é o “Dia da Ressaca”. A efeméride, não tão popular no Brasil, é um alerta para os riscos do excesso de bebida no organismo. Este é o dia para que você se reúna com os amigos e compartilhe as suas histórias mais hilariantes e, claro, aproveite com moderação. Dores de cabeça, ansiedade e desânimo são sintomas também da ressaca literária. Resolvemos compartilhar algumas indicações de que, talvez, você esteja sofrendo deste mal.

bebidaelivros

1. Ler muitos livros sem filtrar informações.

Ler demasiadamente, assim como ingerir muita bebida alcoólica, pode causar algumas reações, como enjôo de determinadas obras, cansaço e preguiça. Se você está consumindo muitas informações, vá com calma, deguste a leitura. Não queremos que algo bom se torne prejudicial, certo?

2. Apegar-se a um personagem.

Você já deve ter lido alguma obra que o tirou do prumo: a narrativa era incrível, os personagens tinham características únicas e encantadoras e você acompanhou o passo a passo da história como se estivesse vivendo tudo aquilo e então: tudo aquilo acaba. Certo, o final pode ser ótimo, mas você sente um vazio estomacal, como se tivessem retirado o seu âmago literário.

3. Ler um livro que não gostou.

Ao mesmo tempo que você teve uma experiência boa, alguma obra pode ter decepcionado você. Este é um daqueles momentos que você espera acordar bem e disposto, mas a expectativa acabou sendo seu maior inimigo. Alguns sintomas são: confusão mental, tristeza momentânea, dores de cabeça e, em casos extremos, raiva demasiada.

4. Ler diversas obras ao mesmo tempo.

A ressaca literária acontece também quando você, sem escrúpulo algum, resolve misturar diferentes obras ao mesmo: romance, biografia, ficção científica, quadrinhos, etc. Por vezes, você possui uma maior lentidão para terminar essas obras, porém apressa-se para começar outras. Neste caso, você sente ansiedade, impaciência e, também, confusão mental.

Já sentiu algum dos sintomas acima? Se sim, é provável que você já tenha sofrido de Ressaca Literária. Mas ressaca é assim: depois que passa você já está pronto para outra (pelo menos no que se refere aos livros). Então vá lá, abra um novo livro, deguste à vontade em casa ou mesmo em um bar e faça sempre um brinde ao seu escritor preferido!

A primeira imagem de Mulherzinhas, novo filme de Greta Gerwig

Essa é a primeira imagem do ensaio do filme Mulherzinhas (Little Women), da diretora Greta Gerwig (a mesma de Lady Bird), baseado na obra mais conhecida de Louisa May Alcott. A foto mostra o núcleo das quatro irmãs March vestidas à caráter no set de filmagem em Harvard, Massachusetts: Eliza Scanlen como a tímida Beth, Saoirse Ronan como a moleca impulsiva Jo, Emma Watson como a madura Meg e Florence Pugh como a precoce caçula Amy. No elenco, ainda estão Laura Dern como a mãe das meninas e Meryl Streep como tia March.

MULHERZINHAS PRIMEIRA IMAGEM FILME 2019

A L&PM publica Mulherzinhasde Louisa May Alcott, em pocket e ebook com tradução de Federico Carotti e Denise Bottmann. Publicado originalmente em 1868, nos Estados Unidos, o livro teve sucesso imediato de público e crítica. Este belo romance de formação, que se lê num fôlego só, não cessa de encantar gerações e gerações de leitoras e leitores e agora ganhará uma nova adaptação. A previsão de estreia é dezembro de 2019.

Mulherzinhas

Van Gogh para toda a eternidade

Depois do sucesso do filme Com amor Van Gogh, que concorreu ao Oscar de melhor animação em 2018, o pintor holandês volta a tela grande para emocionar. O filme No portal da eternidade, dirigido por norteamericano Julian Shnabel, traz Willem Defoe no papel de Van Gogh. O ator está concorrendo ao Oscar de melhor ator pelo papel do pintor holandês.

O roteiro foi escrito por Shnabel e Jean-Claude Carriere (ex parceiro de Buñuel em clássicos como A Bela da Tarde e O Discreto Charme da Burguesia) e mostra toda a vulnerabilidade do artista que não teve reconhecimento em vida e só foi considerado um gênio da pintura após a sua morte.

No portal da eternidade estreia nos cinemas brasileiros na quinta-feira, 7 de fevereiro.

A L&PM Editores publica Vincent – A História de Vincent Van Gogh em quadrinhos, Van Gogh na Série Biografias L&PM, Cartas a Theo em pocket, Cartas a Theo e outros documentos sobre a vida de Van Gogh em formato grande e o recém lançado O capital de Van Gogh – Ou como os irmãos Van Gogh foram mais espertos do que Warren Buffet, de Wounter Van Der Veen, especialista de renome mundial na vida e na obra do mestre holandês.

O capital de Van Gogh quer mostrar que o artista não era nem de longe um artista marginal e miserável; ao contrário, sempre levou uma vida confortável; e os irmãos Van Gogh tinham uma visão quase profética da evolução do mercado de arte, e juntos prepararam um êxito excepcional. Vincent tinha perfeita noção da originalidade e da inovação que significava seu trabalho, capaz de ao mesmo tempo romper e seguir o fio evolutivo da arte moderna iniciado pelos impressionistas.