Arquivo de janeiro, 2019

Entrevista com Jason Stanley, autor de “Como funciona o fascismo”

segunda-feira, 21 janeiro 2019

Entrevistado pelo Caderno DOC, do jornal Zero Hora, Jason Stanley, autor do recém lançado Como funciona o fascismo diz que está preocupado com o Brasil. Leia aqui a matéria publicada em 19 de janeiro de 2019:

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Peter Greenaway planeja mega instalação inspirada em “On the Road”

sexta-feira, 18 janeiro 2019

O cineasta e artista multimídia britânico Peter Greenaway, de 76 anos, é uma viagem. Criador de filmes considerados vanguardistas, ele acaba de anunciar que está trabalhando na obra mais ambiciosa de sua carreira: uma instalação faraônica em forma de uma vasta pista de corrida que presta homenagem ao clássico livro de Jack Kerouac. O objetivo é transpor o espírito de On the road para o século 21, além de levantar questões sobre “o futuro de nossa aventura” e refletir sobre como serão as nossas estradas e como vamos usá-las. “Quero que a instalação faça pensar a respeito da maneira como estamos cobrindo o mundo com quilômetros e quilômetros de rodovias” disse ele ao jornal britânico The Guardian.

Devido ao tamanho e ao elevado custo, a ideia é erguer a obra nos Emirados Árabes para depois levá-la à Europa. Ele prevê colocar carros sem motoristas e outros veículos futuristas que andem por pistas de corrida e que atravessem prédios em tamanho real. “Essas coisas exigem muita organização e muito dinheiro”, disse Greenaway. “Vai ser muito caro. É provavelmente por isso que o nome Dubai surgiu nas mentes de todos os produtores que estão interessados ​​no projeto. Os potenciais financiadores de lá são fascinados pelo projeto”, afirmou ele.

A instalação inspirada no livro de Kerouac está nos estágios iniciais de planejamento, mas o cineasta já apresentou alguns esboços, mostrando carros entrando e saindo de prédios.

Esboço feito por Peter Greenaway

Esboço feito por Peter Greenaway

Esboço feito por Peter Greenaway

Esboço feito por Peter Greenaway

O cineasta ainda não sabe se a instalação será apenas para ser observada de fora — como uma pista de Fórmula 1 — ou se será interativa, com a possibilidade de percorrê-la dentro dos veículos. Ele também não descartou a ideia de que a instalação vire uma obra permanente. Na entrevista, ele  lembrou a Torre Eiffel, em Paris, construída em 1889 para, a princípio, ser uma estrutura provisória.

O que Kerouac acharia disso é o que ficamos aqui pensando.

Uma série literária

terça-feira, 8 janeiro 2019

Uma série que está dando o que falar é “You”. Disponível na Netflix, “You” ou “Você” possui apenas 1 temporada, dividida em 10 episódios de aproximadamente 45 minutos cada. A narrativa é sobre Joe Goldberg, um livreiro da cidade de Nova Iorque que se apaixona perdidamente por Beck, uma escritora muito atraente. A história não parece tão diferente de qualquer comédia romântica norte-americana. Porém, ao longo da série que reúne drama e suspense psicológico, Joe mostra-se extremamente obcecado pela jovem Beck, idolatrando a sua imagem, sempre movido pelo seu desejo de proteção um tanto exagerado. Cada episódio é um passo a mais dentro da mente de Joe, que justifica de forma lógica – na medida do possível – as suas atitudes um tanto perigosas.

neflixt

Por fazer parte do cenário literário, é claro que alguns clássicos não ficaram de fora da narrativa. Ao longo da trama, são citados livros como “On the Road” de Jack Kerouac, “O Morro dos Ventos Uivantes” de Emily Brontë e “Dom Quixote” de Miguel de Cervantes. Todos são livros publicados pela L&PM Editores.

A série é baseada no livro “Você” de Caroline Kepnes e surpreendeu a crítica desde o dia em que estreou na Netflix brasileira. Na produção estão Greg Berlanti e Sara Gamble, nomes já conhecidíssimos no meio audiovisual.

Se você ficou com curiosidade sobre a série, vamos deixar o trailer aqui embaixo.

E você, assistiu algum filme ou seriado e lembrou de nós? Nos conte aqui nos comentários!

 

Resoluções de Ano Novo

sexta-feira, 4 janeiro 2019

As resoluções do gato mais famoso do Youtube, Simon´s Cat, para 2019:

- Seja menos materialista

- Aprenda a relaxar

- Leia mais

- Desligue

- Comece um hobby

- Aproveite bem o ar livre

- Viaje mais

- Seja mais romântico

- Enfrente seus medos

E pra completar, conheça os livros de Simon’s Cat publicados pela L&PM Editores. :-)