Arquivo mensais:setembro 2018

M de Martha no YouTube

A escritora Martha Medeiros lança nesta quarta-feira, 26 de setembro, às 21:30, o seu canal no YouTube: M de Martha. Toda a semana, Martha vai abordar um tema com a letras M. O primeiro episódio é “Muitas”, e nele a best seller vai falar sobre a necessidade de se renovar constantemente.

“Meu nome é Martha Mattos de Medeiros. Um dia, pensando nisso, vi que o mundo feminino tem muito presente a letra M: menina, moça, mulher, musa, menopausa, menstruação… Fiquei com isso na cabeça e acabei indo para além do mundo feminino, mas com a ideia da letra na cabeça. Eu já tinha a ideia de fazer algo para me aproximar do mundo digital, para ampliar as possibilidades do meu público” — contou a escritora ao repórter Gustavo Foster, de GaúchaZH.

Essa primeira temporada de M de Martha terá 13 episódios, com seis minutos cada, no ar sempre às 21h30min das quartas.

 

Mil vidas em uma única biografia

Se você curte cinema, deve conhecer (ou já ter ouvido falar) em Jean-Paul Belmondo. O ator francês que estreou na tela grande no filme Acossado de Jean-Luc Godard. Há dois anos, Belmondo lançou sua autobiografia, “Mil vidas valem mais do que uma“, que agora chega ao Brasil pela L&PM Editores. Em 2016, o jornal O Globo publicou uma matéria sobre o ator e seu livro, escrita por Fernando Eichenberg. Leia aqui na íntegra:

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Seu relato vai dos tempos tenebrosos da Segunda Guerra, quando aos onze anos o jovem Jean-Paul e seus amigos recolhiam cadáveres de aviadores abatidos nas terríveis batalhas no interior da França, até a consagração nas grandes telas do mundo inteiro. Neste período, mil vidas foram vividas e são narradas com maestria e emoção. Alguns dos mais famoso e importantes nomes da literatura e das artes plásticas e do cinema desfilam pelas páginas, protagonizando histórias dramáticas ou hilariantes. Há a presença forte da mãe, as lembranças do atelier do pai, escultor, e seus amores. Há encontros, desencontros, gargalhadas, lágrimas, amores e acrobacias. Há mil vidas a serem descobertas pelo leitor.

mil_vidas_valem_mais_do_que_uma

Dia de lembrar, homenagear e ler Caio Fernando Abreu

Caio Fernando Abreu nasceu em 12 de setembro de 1948. Estaria completando 70 anos hoje. Seus textos, às vezes crus, outras vezes extremamente poéticos, seguem encantando, emocionando, fazendo vibrar. Sua obra é considerada tão marcante que até o Google está prestando sua homenagem:

CAIO DUDDLE

Para marcar a data postamos aqui um trecho do livro O ovo apunhalado que traz 21 contos que como diz Lygia Fagundes Telles no prefácio são “inseparáveis na sua alquimia profunda”.

 antes que tentes aviso que já disse tudo não sou nada além de meu nome meu nome é minha essência mais profunda assim como a tua talvez seja a que vivas no momento talvez sejas além destas paredes descascadas destes móveis poucos esta bacia de louça naquele canto mas não te julgo pelo que vejo em ti externamente não julgo a ninguém nem a mim mesmo vim duma coisa que ainda não conheces vim duma coisa enorme da escuridão e de luz mais absolutas que possas imaginar a um só tempo vim duma coisa sem medo mas não sabes que trago em mim o princípio e o fim de todas as coisas

Caio_Fernando_Abreu_trio