Arquivo mensais:março 2024

Tabajara Ruas toma posse na Academia Rio-Grandense de Letras

Foto: Edivan da Rosa/Divulgação Feira do Livro

O escritor e cineasta Tabajara Ruas tomou posse na Academia Rio-Grandense de Letras na quinta-feira (14), em cerimônia realizada às 18h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul.

Tabajara Ruas é autor de diversos romances históricos, incluindo “O amor de Pedro por João” (L&PM), “Os varões assinalados” (L&PM), considerado um dos trinta melhores livros dos últimos 30 anos por Zero Hora, “Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez” (L&PM), cujo personagem-título foi considerado um dos 20 melhores do século XX na literatura gaúcha por Zero Hora, e “Netto perde sua alma” (Record), vencedor do Troféu Açorianos de melhor romance em 1996. Ruas foi escolhido como um dos dez melhores escritores da literatura gaúcha. Durante a 47ª Feira do Livro de Porto Alegre/RS, em 2001, recebeu o Prêmio Erico Verissimo, concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre, em reconhecimento à importância e relevância do conjunto de sua obra.

A posse de Tabajara Ruas na Academia Rio-Grandense de Letras é um reconhecimento mais do que merecido por seu trabalho e contribuição para a literatura. Seus romances históricos são realmente notáveis, e é ótimo ver que ele está sendo celebrado. A L&PM se orgulha de ter feito parte deste grande legado.

Veja todos livros de Tabajara Ruas no site da L&PM (www.lpm.com.br).