Arquivo mensais:novembro 2019

Os 200 anos do Museu do Prado

MUSEU DO PRADO

No dia 19 de novembro de 1819, há 200 anos, o Museu do Prado, um dos mais importantes museus do mundo, finalmente abria suas imensas portas para receber o público e renomados artistas. A proposta era a modernização da cidade de Madri e a valorização de obras colecionadas por grandes personalidades da época. As paredes que foram contempladas com obras de Goya, Velázquez e Rembrandt, já haviam sido usadas também para abrigar uma imensa estrebaria da Cavalaria Napoleônica. Naquela época, saques do exército foram realizados após a expulsão dos franceses, porém a imensa obra arquitetônica manteve-se firme.

Após o incentivo da Rainha Maria Isabel de Bragança, o grande quartel finalmente deu lugar para o Museu das Pinturas e Esculturas, que mais tarde receberia seu nome atual.

Pra quem não pode ir voando para Madrid, agora, recomendamos um tour pelo museu aqui mesmo:

E como parte da comemoração dos 200 anos, foi produzido um vídeo por Rino Stefano Tagliafierro e seus colaboradores, em que algumas das mais célebres pinturas que estão no Museu do Prado podem ser vistas em movimento, quase como um mergulho em cada obra. Confira aqui:

E pra finalizar, se você é um amante das artes e gostaria de conhecer mais sobre Goya e outros importantes artistas espanhois (e de outras nacionalidades também), a nossa dica é “Teoria da Arte”, de Cynthia Freeland, publicado na coleção L&PM Pocket.

Neste livro, é possível compreender as inovações e controvérsias no campo artístico, através de uma reflexão profunda sobre expressões artísticas, desde a antiguidade até os dias atuais.

Dr. Fernando Lucchese e sua “Segunda Chance”

Segunda Chance – A vida depois da doençaé o novo livro do Dr. Fernando Lucchese que será autografado na Feira do Livro de Porto Alegre na terça-feira, 5 de novembro, às 18h30.

Nesta nova obra, o renomado cirurgião vascular apresenta textos que falam sobre a importância de mudar o estilo de vida após superar uma doença. Leia abaixo a entrevista concedida à repórter Camila Kosachenco do Caderno Vida do Jornal Zero Hora, publicada em 3 de novembro.

Clique sobre a entrevista para ampliá-la

Clique sobre a entrevista para ampliá-la