O escritor e cineasta Tabajara Ruas tomou posse na Academia Rio-Grandense de Letras na quinta-feira (14), em cerimônia realizada às 18h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul.
Tabajara Ruas é autor de diversos romances históricos, incluindo “O amor de Pedro por João” (L&PM), “Os varões assinalados” (L&PM), considerado um dos trinta melhores livros dos últimos 30 anos por Zero Hora, “Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez” (L&PM), cujo personagem-título foi considerado um dos 20 melhores do século XX na literatura gaúcha por Zero Hora, e “Netto perde sua alma” (Record), vencedor do Troféu Açorianos de melhor romance em 1996. Ruas foi escolhido como um dos dez melhores escritores da literatura gaúcha. Durante a 47ª Feira do Livro de Porto Alegre/RS, em 2001, recebeu o Prêmio Erico Verissimo, concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre, em reconhecimento à importância e relevância do conjunto de sua obra.
A posse de Tabajara Ruas na Academia Rio-Grandense de Letras é um reconhecimento mais do que merecido por seu trabalho e contribuição para a literatura. Seus romances históricos são realmente notáveis, e é ótimo ver que ele está sendo celebrado. A L&PM se orgulha de ter feito parte deste grande legado.
Veja todos livros de Tabajara Ruas no site da L&PM (www.lpm.com.br).
Finalmente, temos o nosso time de Parceiros Literários de 2024!
Se o seu nome não está na lista, não fique triste. Recebemos mais de 900 inscrições e, infelizmente, o número de vagas era limitado. Ano que vem teremos mais oportunidades e você poderá concorrer novamente.
O grande dia finalmente chegou! Tivemos quase 500 inscrições para o Read Christie 2024. Agradecemos sinceramente a cada um de vocês pelo tempo dedicado. A seleção não foi fácil devido à qualidade de perfis literários. Nos sentimos muito especiais por isso!
Continuem tentando! Temos no ar um formulário adicional para parcerias em 2024. Fiquem ligados nas nossas redes sociais para mais informações!
Sobre o desafio:
O Read Christie é um desafio mensal e global de leitura dos livros de Agatha Christie. Ou seja, o tema do mês é sugerido pelos agentes do Reino Unido e lido por fãs de todo o mundo.
Desde a publicação do primeiro livro da autora em 1920, sua obra já foi traduzida para 27 línguas e vendida em mais de cem países. Na coleção L&PM, temos mais de 90 títulos, publicados em formato pocket, convencional e ebook, incluindo uma autobiografia da escritora.
Read Christie 2024
O tema deste ano é “Agatha Christie: Através das décadas”. O cartão postal oficial está disponível abaixo para quem desejar imprimi-los. Acompanhem as publicações usando a hashtag #readchristie2024.
Descubra a apaixonante história da arte, além da vida e da obra dos principais artistas
Indicado para todas as idades
Um dos livros HQ’s mais legais e completos sobre a história da arte chega ao catálogo da L&PM em dois volumes. O primeiro abrange o período da pré-história até o Renascimento e o segundo volume do Renascimento à arte moderna.
História da arte em quadrinhos – Volume 1
Este graphic novel aborda não apenas as principais formas de arte e artistas da pré-história e da antiguidade, mas também explica como essas obras foram criadas, por meio de técnicas e materiais, numa jornada fascinante pelo tempo e pelo espaço.
No planeta Terra, a arte está em toda parte. Onde há gente, há arte. As atividades artísticas humanas mais antigas de que temos notícias datam de 75 mil anos atrás, evidenciadas por ferramentas artesanais. É aí que começa a jornada proposta por este livro, tão fascinante para jovens quanto para adultos.
Em seguida, ainda na Idade da Pedra, vieram as pinturas parietais (de “parede”), ou pinturas rupestres, encontradas em cavernas do mundo todo. Seguiram-se construções como Stonehenge, o templo de Uruk, na antiga Suméria, o surgimento da escrita, a porta de Ishtar (na antiga Babilônia), a arte egípcia, os incríveis vasos e urnas gregas, com sua inovadora noção de movimento das figuras retratadas, as estátuas e frisas de Fídias, o maior escultor da Grécia antiga, do qual hoje pouco resta.
O leitor verá também exemplos da arte romana – muitos dos quais foram preservados pela erupção do vulcão Vesúvio –, monumentos orientais, como o templo de Hagia Sofia, em Constantinopla (atual Istambul), os livros copiados à mão da Idade Média, decorados com iluminuras folheadas a ouro e encadernados com pedras preciosas (quando o dono podia pagar), a novidade dos vitrais coloridos, o surgimento da imprensa por Gutenberg, no século XV, e o princípio do Renascimento.
História da arte em quadrinhos – Volume 2
O segundo volume recolocou o ser humano no centro de tudo para contar aos leitores o desenvolvimento da arte ocidental nos últimos seis séculos. Acompanhando as mudanças sociais e culturais, vemos como os italianos do quattrocento transformaram a maneira de retratar figuras humanas, lançando mão do estudo de cadáveres para melhor conhecer sua anatomia.
Em meados do século XIX, uma invenção dá uma nova guinada na história da arte: a tinta em tubo, que não precisa ser preparada com ingredientes perecíveis, dispensa os pintores de trabalhar com assistentes e lhes confere mobilidade – fica mais fácil pintar fora do estúdio, sobretudo ao ar livre. Também o advento da fotografia passa a influenciar as artes. Na segunda metade do século XIX, Monet, com seu Impressão, nascer do sol, marca o início do impressionismo, movimento que mudou a forma como as pessoas apreciam quadros.
Surgem os marchands. Cézanne torna-se o mestre da natureza morta, e Van Gogh reinventa a pintura com obras que estão, hoje, entre as mais amadas e caras do mundo. Kandinsky marca o início da arte abstrata. Na Paris que é o centro da vanguarda artística no início do século XX, Picasso deslancha sua prolífica, longa e genial carreira, e com Georges Braque decompõe a realidade tal qual a conhecíamos, criando o cubismo; Marcel Duchamp confunde o próprio conceito de arte.
A psicanálise e a descoberta do inconsciente são o pano de fundo do dadaísmo e do surrealismo. Cada vez mais a arte se democratiza. Lichtenstein e Andy Warhol se valem da linguagem publicitária para inventar a pop art. Artistas urbanos tomam as ruas, sobretudo com o grafite, ao mesmo tempo em que as instalações ganham espaço. Esta fascinante história é contada com todas as melhores possibilidades dos quadrinhos, para curiosos de todas as idades.
IMPORTANTE: Inclui um glossário com termos técnicos e um dossiê com reproduções das principais obras que aparecem ao longo da história em quadrinhos.
Millôr Fernandes nasceu no dia 16 de agosto de 1923, no Rio de Janeiro. Foi um dos mais importantes e influentes artistas do humor no Brasil, ganhando destaque por sua irreverência, ironia e crítica social presentes em seus textos, charges e peças teatrais. Na década de 1960, conquistou notoriedade por suas colunas de humor em publicações como “Veja”, “O Pasquim” e “Jornal do Brasil”, que se tornou um marco do humor e da contestação política durante o regime militar no Brasil.
Charge Millôr Fernandes
100 ANOS:
Em comemoração ao centenário do grande mestre, a L&PM irá reeditar suas obras, entre elas peças, romances e traduções.
São elas:
– Liberdade, liberdade – Millôr Fernandes e Flávio Rangel (teatro)
– Duas tábuas e uma paixão (teatro)
– É… (teatro)
– Hai-kais
– Poemas
– Um elefante no caos (teatro)
– Viúva imortal (teatro)
– Flávia cabeça, tronco e membros (teatro)
– O homem do princípio ao fim (teatro)
– O livro vermelho de pensamentos (teatro)
– Millôr definitivo
– Kaos (teatro)
Traduções:
Pigmaleão – Bernard Shaw
Hamlet – Shakespeare
Megera Domada – Shakespeare
Alegres matronas de Windsor – Shakespeare
Acompanhe as reedições nas redes sociais e no site www.lpm.com.br
Os vestibulares do país já começaram a divulgar suas leituras obrigatórias de 2024 e, em alguns casos, dos anos seguintes.
Para que você possa se programar com antecedência, preparamos um material, organizado por universidade, com os títulos publicados pela L&PM Editores. Nosso objetivo é auxiliar você na avaliação e seleção das nossas obras para seus alunos.
Todas as obras estão dispostas e relacionadas ao fim desta matéria.
Em comum, entre as leituras obrigatórias dos diversos vestibulares pelo país, estão os clássicos da tradição brasileira e universal, marca registrada do catálogo da L&PM. E não é por acaso: afinal, um clássico carrega uma importante carga sociocultural.
Nossos livros, tanto da Coleção L&PM POCKET quanto em outros formatos, contam com primorosas edições, novas traduções, aparatos de apoio à leitura e cuidadoso tratamento do texto, sempre com o objetivo de oferecer e democratizar, a todos os leitores em formação, livros acessíveis e de qualidade.
Desejamos um ótimo trabalho,e uma maravilhosa experiência leitora!
Abaixo, confira a lista de obras literárias publicadas pela L&PM Editores que são exigidas no vestibular da Universidade de São Paulo (USP):
2024:
Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga (ISBN 978.85.254.0893-8)
Mensagem, de Fernando Pessoa (ISBN 978.85.254.1515-8)
Quincas Borba, de Machado de Assis (ISBN 978.85.254.0668-2)
2025:
Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga (ISBN 978.85.254.0893-8)
Quincas Borba, de Machado de Assis (ISBN 978.85.254.0668-2)
A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queiroz (ISBN 978.85.254.0991-1)
2026:
Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga (ISBN 978.85.254.0893-8)
A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queiroz (ISBN 978.85.254.0991-1)
Unicamp
A lista das obras literárias publicadas pela L&PM Editores, que são cobradas no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está disponível abaixo para consulta.
2024:
Carta de Achamento a el-rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha (ISBN 978.85.254.1267-6)
O Ateneu, de Raul Pompeia (ISBN 978.85.254.0835-8)
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (ISBN 978.85.254.0943-0)
Casa velha, de Machado de Assis (ISBN 978.85.254.2109-8)
2025:
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (ISBN 978.85.254.0943-0)
Casa velha, de Machado de Assis (ISBN 978.85.254.2109-8)
2026:
Casa velha, de Machado de Assis (ISBN 978.85.254.2109-8)
UFGD
Confira a seguir a relação de obras literárias publicadas pela L&PM Editores que são cobradas no vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD):
2024:
O Verdugo, de Hilda Hilst (ISBN 978.85.254.3762-4)
1984, de George Orwell (ISBN 978.65.566.6136-0)
2025:
Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (ISBN 978.85.254.0687-3)
Tabacaria (poema), de Fernando Pessoa (ISBN 978.85.254.0617-0)
UEL
Abaixo, você encontrará a lista de obras literárias publicadas pela L&PM Editores que são cobradas no vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL):
2024:
Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar (ISBN 978-85-254-3441-8)
UFRGS
A L&PM Editores possui um catálogo de obras literárias cobradas no vestibular. Veja qual dessas obras está no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2024:
2024:
Lisístrata, de Aristófanes (ISBN 978.85.254.1252-2)
UFPR
No vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) são cobradas obras literárias publicadas pela L&PM Editores. Confira a lista abaixo:
2024:
Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga (ISBN 978.85.254.0893-8)
Noite na taverna, de Álvares de Azevedo (ISBN 978.85.254.0893-8)
Coltec
Lista de obras literárias publicadas pela L&PM Editores e que são exigidas no vestibular da Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec). Confira abaixo:
2024:
O Navio Negreiro, de Castro Alves (ISBN 978.85.254.0893-8)
Dom Casmurro, de Machado de Assis (ISBN 978.85.254.0893-8)
UniRV Medicina
A L&PM Editores possui um catálogo de obras literárias cobradas no vestibular. Veja qual dessas obras está no vestibular da Universidade do Rio Verde (UniRV) para o vestibular de Medicina 2024/1:
2024:
A mão e a luva, de Machado de Assis (ISBN 978.85.254.0913-3)
Unicentro
A L&PM Editores publica diversas obras literárias que são cobradas no vestibular da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Veja abaixo a lista.
Sonetos de Camões, de Luís Vaz de Camões (ISBN 978.85.254.0913-3)
Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar (ISBN 978-85-254-3441-8)
Até o momento, essas são as obras literárias publicadas pela L&PM Editores e que são obrigatórias. Na medida em que forem divulgadas novas obras, atualizaremos esta matéria. Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail divulgacao@lpm.com.br
Lançamentos incríveis que chegarão ainda esse semestre nas livrarias de todo Brasil
Solanin – Volume único
Tamanho 15×21
Lançamento – JUN/23
MAIS DE UM MILHÃO DE EXEMPLARES VENDIDOS EM TODO O MUNDO
Nova edição da obra-prima de Inio Asano, o mestre do mangá para jovens.
Edição ampliada, com um capítulo inteiramente novo.
INCLUI TAMBÉM: Posfácio do autor
Novas páginas coloridas exclusivas desta edição 30 novas ilustrações
SOBRE O LIVRO: Meiko e Taneda são um casal de jovens que divide um apartamento em Tóquio. Ela trabalha como secretária em um escritório, e ele faz bicos num escritório de design. Sem objetivos muito bem definidos e em meio ao dia a dia na megalópole, buscam seu espaço em um mundo que exige cada vez mais de cada um deles. Enfrentam, da melhor forma possível, os dilemas do início da vida adulta. Precisamos mudar para dar conta dos novos desafios? E mudar completamente – ou é possível manter acesos os sonhos da juventude, de música e liberdade?
Louis Vuitton: a saga, de Stéphanie Bonvicini
Tamanho 14×21
Lançamento – JUN/23
SOBRE O LIVRO: Em 1821, em uma pequena aldeia da região francesa do Jura, nasce Louis Vuitton. Aos catorze anos, apaixonado pelo trabalho com madeira, mas maltratado pela madrasta, com pouquíssimo dinheiro no bolso e sem saber ler nem escrever, o adolescente decide tentar a vida em Paris. Viajando a pé por dois anos, o jovem Louis sofre todo tipo de privação até chegar à capital francesa, onde começa a fascinante saga da marca de artigos de luxo mais célebre do planeta.
Nesta narrativa irretocável, acompanhamos o desenvolvimento do nome Louis Vuitton contra o pano de fundo histórico da França e da Europa: a monarquia constitucional de Luís Felipe, a ascensão e a queda de Napoleão III, a guerra Franco-Prussiana, a Comuna de Paris, o nascimento da República, as duas guerras mundiais.
O método siciliano, de Andrea Camilleri
Tamanho 14×21
Lançamento – JUN/23
Na Sicília, nem as artes dramáticas estão a salvo da violência
SOBRE O LIVRO: Neste romance, que é o antepenúltimo da série com o célebre comissário Salvo Montalbano, Andrea Camilleri visita, como em poucas obras suas, um universo que lhe era caro e familiar: o teatro e as artes cênicas. Tendo trabalhado com teatro e lecionado direção, Camilleri está à vontade neste romance tragicômico. Aqui o patético da vida humana e da velhice é minuciosamente tecido com a violência social e doméstica tão presente na Sicília e com a imorredoura vontade de viver que muitas vezes leva as pessoas a ações tresloucadas. Mimì Augello, auxiliar de Montalbano, descobre por acaso um cadáver jazendo pacificamente no quarto de um apartamento. Quando a força policial para lá retorna oficialmente, é como se o cadáver tivesse desaparecido num passe de mágica. Em seguida, outro corpo surge, morto por esfaqueamento: o de Carmelo Catalanotti, usurário que dirigia uma companhia de teatro amador com métodos de direção de atores mais do que questionáveis. Estarão as duas mortes relacionadas?
Paris dos escritores americanos 1919-1939, de Ralph Schor
Tamanho 14×21
Lançamento – JUN/23
“A cada viagem que faço, é sempre a Paris que sonho retornar.” Henry Miller
“[Paris e a França constituíam] o pano de fundo natural para a arte e a literatura do século XX.” Gertrude Stein
SOBRE O LIVRO: Por que tantos escritores americanos, entre os melhores de sua geração, se exilaram em Paris no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial? Como era a vida cotidiana, social e intelectual na capital francesa? O que encontraram lá, que não havia no outro lado do Atlântico? Estas são algumas das perguntas de que trata a presente obra. Ralph Schor, historiador especialista em história contemporânea, relata como era a capital francesa aos olhos dos escritores norte-americanos que lá buscaram abrigo. E também aos olhos de outros artistas e intelectuais que participaram dessa efervescência cultural, como o irlandês James Joyce e a francesa Anaïs Nin. A Cidade Luz é revelada em todo seu esplendor humanista e inovador, como um laboratório para as vanguardas do mundo todo.
Em breve pré-venda no site! Fiquem atentos aos lançamentos e novidades pelo perfis da L&PM nas redes sociais, Sigam @lepm_editores em todas plataformas.
Adaptado do livro do alemão Erich M Remarque, “Nada de Novo no Front” foi o segundo filme mais premiado no Oscar 2023, veja as categorias vencedoras abaixo:
Lançamento do mês de fevereiro, A vida é um romance, promete entregar o leitor uma vertiginosa investigação do desaparecimento de Carrie Conway, de três anos.
Sua mãe, Flora Conway, é uma renomada romancista galesa radicada no Brooklyn. Toda a polícia de Nova York é acionada, mas o desaparecimento da menina não parece ter qualquer explicação. Do outro lado do Atlântico, na França, um escritor amargurado e recluso é o único a conhecer a solução para o mistério. E Flora vai atrás dele.
“Uma história formidável que encantará tanto os amantes de thrillers quanto os apaixonados pela literatura […]. A vida é um romance nos faz pensar irresistivelmente em Romain Gary.” AFP
AUTOR BEST-SELLER. MAIS DE 45 MILHÕES DE EXEMPLARES VENDIDOS
Além do lançamento, Musso já publicou no Brasil os livros Um apartamento em Paris, A vida secreta dos escritores e A garota e a noite. Todos disponíveis no catálogo da L&PM.
Começou oficialmente o Desafio #ReadChristie 2023.
Neste ano, vamos focar nos “métodos e motivos” usados nos livros da rainha do crime. Os metodos podem ser bastante diretos – muitas vezes mencionados nos títulos. Já as motivações estão presentes ao longo dos romances.
“Objeto contundente” é o método de fevereiro do #ReadChristie2023. Por isso, o livro escolhido é “Sócios no crime”! Será que você consegue desvendar esse mistério antes do fim?
Divulgaremos os próximos livros sempre no primeiro dia do mês. Fique de olho e compartilhe seu progresso sempre marcando a L&PM Editores!