Arquivo mensais:novembro 2018

Livro da L&PM participa de experiência com The Velvet Underground

Nos anos 60, quando surgiu em Nova York, o experimental The Velvet Underground era realmente uma experiência musical. Formada por Lou Reed, John Cale, Doug Yule e Angus MacAlise, pode-se dizer que essa banda fez história. Pois é justamente para resgatar a trajetória do grupo, de seus integrantes e de suas imagens que, ao visitar NY, não se pode deixar de experimentar “The Velvet Underground Experience”.

Muito mais do que uma exposição, o The Velvet Underground Experience fornece uma experiência única e extraordinária para os entusiastas da cultura, através de eventos especiais, instalações pop-up, colaborações de moda, exposições de arte, exibições, performances e masterclasses. Além de fotografias, retratos, filmes, vídeos, concertos ao vivo e oficinas musicais. Tudo para que o visitante possa, não apenas conhecer, mas vivenciar a Nova York da década de 1960.

“The Velvet Underground Experience” em Nova York. (Foto original: vemprany.com)

“The Velvet Underground Experience” em Nova York. (Foto original: vemprany.com)

“The Velvet Underground Experience” em Nova York (Foto original: vemprany.com)

“The Velvet Underground Experience” em Nova York (Foto original: vemprany.com)

Com um propósito alternativo e desvinculada a interesses comerciais, a banda The Velvet Underground teve apenas uma fração do reconhecimento do público da época, comparado ao que teria anos depois. Parte desse reconhecimento deve-se ao contato que integrantes do grupo tinham com os artistas norte-americanos da época, como  Andy Warhol, o “mentor-intelectual” que participava de forma sutil nas criações da banda.

Foi Warhol que integrou a vocalista Nico à The Velvet Underground, sob protesto dos próprios membros, para a produção do álbum de estreia da banda: The Velvet Underground & Nico. O disco, notabilizado pela banana na capa (feita pelo artista) e pelas composições vanguardistas, no entanto, teve pouco retorno do público.

Nico cantou com o The Velvet Underground por influência (ou imposição) de Andy Warhol

Nico cantou com o The Velvet Underground por influência (ou imposição) de Andy Warhol

A famosa banana de Warhol que estampou a capa "The Velvet Underground & Nico"

A famosa banana de Warhol que estampou a capa “The Velvet Underground & Nico”

Além das diversas recordações que marcou a cidade norte-americana, estão reunidas diferentes obras sobre a banda, de várias partes do mundo. O livro “Mate-me por favor” (“Please Kill Me”), organizado por Legs McNeil e Gillian McCain, publicado no Brasil pela L&PM, é uma dessas obras. Sim, isso mesmo: nosso livro está na exposição.

O livro da L&PM que faz parte de "The Velvet Underground Experience"

O livro da L&PM que faz parte de “The Velvet Underground Experience”

Mate-me por favor” reúne depoimentos de integrantes as melhores bandas dos anos 60 e 70, que deram início ao movimento punk.

Se você vai viajar para a Big Apple neste final de ano, não deixe de conferir a exposição que acontece na 718 Broadway, em Manhattan, até o dia 30 de dezembro.

 

A verdadeira Jane Austen em destaque no jornal Estadão

A verdadeira Jane Austen – Uma biografia íntima, de Paula Byrne com tradução de Rodrigo Breunig, ganhou destaque no caderno Aliás do jornal Estadão de domingo, 25 de novembro. Vale ler o texto de Paulo Nogueira:

Clique na imagem para ampliá-la

Clique na imagem para ampliá-la

Superexposição de Quadrinhos no MIS

Essa é para os amantes de HQs! O MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, realizará, do dia 14 de novembro à 31 de março, uma super exposição com alguns dos personagens memoráveis dos quadrinhos nacionais e internacionais. Tem de tudo: HQs românticos, cômicos, eróticos, de aventura, terror, infantis e diversos outros gêneros literários para encantar e divertir qualquer um! O acervo conta com mais de 600 itens, incluindo peças raras de colecionadores e cedidas especialmente para o evento.

Além da exposição, serão realizadas atividades voltadas para adultos e crianças, como oficinas, bate-papo com os autores e exibição de filmes. Das peças em destaque, estão: o desenho original de Valentina, o HQ erótico criado pelo desenhista italiano Guido Crepax e publicado no Brasil pela L&PM e um desenho de Garfield, de Jim Davis, produzido especialmente para a exposição.

Você pode conferir a programação completa de Quadrinhos no site: http://bit.ly/QuadrinhosMIS.

 

Na foto abaixo, o momento em que Jim Davis grava a mensagem aos visitantes da exposição e desenha a tira especialmente enviada ao MIS (ambos, vídeo e tira, poderão ser conferidos na mostra em São Paulo):

Garfield