Enquanto isso, há 100 anos no Titanic…

14 de Abril
Domingo

19h30min

Tempo bom, mar calmo. Já anoiteceu. A temperatura baixa rapidamente: 4º C. A queda indica aproximação de campos de gelo. Na Sala Marconi, o turno é de Phillips, mas Bride o substitui para que possa jantar. Ele ouve e anota a quinta advertência de gelo, expedida pelo cargueiro Californian, navegando de Liverpool para Boston, e dirigida ao Antillian: três grandes icebergs em 42º3´N - 49º9´O, posição 146km à frente do Titanic. O Californian repete a mensagem, agora para o Titanic. Bride responde:
Ok, ouvi quando você a passou ao Antillian.
A mensagem é encaminhada à ponte. Aparentemente, quem a recebe não é Lightoller, mas o Quarto Oficial Boxhall, cuja reação é meramente burocrática: assinala os icebergs na carta náutica. O capitão não toma conhecimento, ele está no restaurante à la carte, no convés B, onde será homenageado. Ismay, por sua vez, ainda se encontra no salão de refeições da Primeira Classe, jantando com o médico William O´Loughlin.

Cardápio do último jantar dos passageiros da Primeira Classe:
Hors-d´ceuvre do bufê
Sopas: Consomé Olga e creme de cevada
Pratos principais: salmão com molho mousseline e pepino, frango salteado com molho lyonnaise, pato assado com molho de maçã, pernil de carneiro assado com molho de menta, filé-mignon Lili, contrafilé grelhado com batatas chateau, prato misto Romana, abobrinha amassada com agrião e aspargos frios à vinagrete, paté de fígado de ganso e talos de salmão.
Sobremesas: pudim inglês Waldorf, pêssegos em geléia de licor, carolinas de chocolate e baunilha e sorvete francês.

Trecho de O Crepúsculo da Arrogância – RMS Titanic Minuto a Minuto, de Sergio Faraco.

Tags: , ,

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios