Os 63 anos de Caio Fernando Abreu

Parece exagero, mas eu comecei a escrever ficção com 6 anos de idade, assim que aprendi a ler e escrever. As coisas foram indo devagar. Eu nasci no interior e minha avó, que era professora de português no colégio estadual, me estimulava muito. Minha mãe era professora de história, tinha muito livro em casa, e eu comecei a escrever de uma forma um pouco inconsistente, intuitiva mesmo. Logo comecei a inventar as minhas historinhas: minha primeira heroína foi Lili Terremoto, uma menina da pá virada. Não parei mais. Eu não sabia muito bem o que estava fazendo. Acho que não me passava pela cabeça que livros fossem escritos por escritores. Não sabia que queria ser escritor. Depois, eu comecei a ir por esse caminho, li muito Monteiro Lobato, li As mil e uma noites, e atacava a biblioteca do meu pai às escondidas: as coisas que ele me proibia de ler eram justamente as que eu lia. (Caio Fernando Abreu em seu diário, texto publicado no livro Para sempre teu, Caio F. de Paula Dipp, ed. Record) 

12 de setembro de 1949: o aniversário de um aninho de Caio Fernando que aqui aparece no colo do pai e ao lado da mãe

Caio Fernando Abreu nasceu no dia 12 de setembro de 1948 na cidade gaúcha de Santiago do Boqueirão. Menino de cidade pequena, cresceu ouvindo as músicas do rádio do avô, trilhas sonoras de partir o coração nas vozes de Carlos Gardel e Liberdad Lamarque. Sua infância teve os pés na terra batida, as mãos nas frutas do quintal, os olhos abertos como os das suas duas corujas de estimação. 

Pena que, como os pássaros de sua infância, ele tenha voado tão cedo pra longe de nós… Saudades de Caio…

De Caio Fernando Abreu, a L&PM publica Fragmentos, O ovo apunhalado, Triângulo das águas e Ovelhas negras.

2 ideias sobre “Os 63 anos de Caio Fernando Abreu

  1. Liana Farias

    AACF busca colaboradores para criação do SITE OFICIAL CAIO FERNANDO ABREU

    Com o apoio de fãs, amigos e familiares a Associação Amigos do Caio Fernando Abreu – AACF foi criada em 2010, sem fins lucrativos, com o intuito de preservar, reunir e divulgar a obra e a biografia do escritor.
    Em 2011 a AACF idealizou a criação do SITE OFICIAL CAIO FERNANDO ABREU, um espaço virtual que disponibilizará digitalmente conteúdos relacionados à obra, à biografia e ao acervo de CaioF.
    Para conseguir a verba necessária para a realização do site, a Associação inscreveu o projeto em uma plataforma de apoio colaborativo, onde as pessoas podem contribuir e receber recompensas como marcadores de livros, ímãs de geladeira, bótons e livros do escritor.
    Para mais informações acessem: http://www.benfeitoria.com/caio

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *