Carta escrita por Van Gogh e Gauguin é vendida por R$ 1,2 milhão

Basta ler Van Gogh, da série biografias L&PM, para ter a certeza de que Vincent Van Gogh e Paul Gauguin eram muito próximos. Antes de cortar sua orelha, por exemplo, Van Gogh conversou com Gauguin em uma praça.

No final de 1888, ambos estavam juntos em Arles quando escreveram uma carta ao pintor Emile Bernard. Carta esta que foi leiloada na terça-feira (16 de junho), em Paris, por 210.600 euros, o equivalente a R$ 1,2 milhão. A compradora foi a Fundação Vincent Van Gogh, de Amsterdã, que vai colocá-la em exposição.

No manuscrito, Van Gogh e Gauguin contam a Bernard sobre suas discussões envolvendo arte e trabalho e também mencionam os bordéis que andavam visitando:

 “Agora, algo que vai lhe interessar — fizemos algumas excursões nos bordéis, e é provável que eventualmente iremos lá para trabalhar”.

“No momento, Gauguin tem uma tela em andamento do mesmo café noturno que eu também pintei, mas com figuras vistas nos bordéis. Promete tornar-se algo bonito.”

A Fundação Vincent Van Gogh disse que a carta que não estava em nenhum museu e que é muito importante uma vez que é a única carta que Van Gogh escreveu com Gauguin.

CARTA VAN GOGH

A L&PM Editores publica vários livros sobre Van Gogh, veja aqui.

Tags: , ,

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios