O escritor da pele fria e do amor no nome

Se o seu nome fosse traduzido ao pé da letra seria algo como “Amor artesanal”. Apesar disso, Howard Phillips Lovecraft – ou simplesmente H. P. Lovecraft – não entrou para a história da literatura com livros românticos. Mas sim com contos de terror.

Lovecraft nasceu em Providence, nos EUA, em 20 de agosto de 1890. E quando ainda era uma criança, foi diagnosticado como poiquilotermia, uma raríssima doença que fazia com que sua pele fosse sempre gelada ao toque. Algo que, se pode dizer, combina bem com um escritor do gênero horror.

Filho único, nunca chegou a ser pai, mas casou-se duas vezes. E não teve uma vida fácil. Principalmente nos últimos anos em que, para sobreviver, fazia revisões e trabalhava como ghostwriter (escritor fantasma). Aos 46 anos, 15 de março de 1937, ele morreu em decorrência de um câncer de intestino. Sem saber que ficaria famoso.

Mais curiosidades a respeito de H. P. Lovecraft:

- Grande parte das histórias criadas por ele foi diretamente inspirada em seus constantes pesadelos, o que contribuiu para uma obra marcada pelo subconsciente e pelo simbolismo.

- Uma de suas maiores influências foi Edgar Allan Poe, por quem Lovecraft nutriu uma profunda afeição.

- As constantes referências, em seus textos, a horrores antigos e a monstros e divindades ancestrais acabaram por gerar algo análogo a uma mitologia, hoje vulgarmente chamada Cthulhu Mythos, contendo vários panteões de seres extradimensionais tão poderosos que eram ou podiam ser considerados deuses, e que reinaram sobre a Terra milhões de anos atrás.

- Lovecraft criou também um dos mais famosos e explorados artefatos das histórias de terror, o Necronomicon, um fictício livro de invocação de demônios escrito pelo, também fictício, Abdul Alhazred.

- Lovecraft se correspondia com vários escritores estreantes de horror, ficção e aventura. O mais ávido deles era Robert E. Howard, criador de Conan, o Bárbaro. Quando Howard suicidou-se, Lovecraft ficou profundamente abalado.

lovecraft_gato

De Lovecraft, a Coleção L&PM Pocket publica A  tumba e outras histórias, O caso de Charles Dexter Ward Nas montanhas da loucuraO horror em Red Hook (Coleção 64 páginas).

Tags: , , , , , ,

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios