“As aventuras de Pi”: um filme que só existe graças a “Max e os felinos”, de Moacyr Scliar

Em 2002, um livro chamado “Life of Pi”, do escritor canadense Yann Martel, foi o grande vencedor do Booker Prize, da Inglaterra. Assim que o prêmio foi anunciado, o jornal britânico The Guardian publicou uma matéria em que afirmava que o livro de Martel era um plágio de Max e os felinos (Coleção L&PM Pocket), obra que Moacyr Scliar (1937-2011) lançou em 1980 e que havia sido traduzida para o inglês em 1990. A partir daí, o circo estava armado e Scliar foi procurado por jornais do mundo inteiro para que desse uma declaração oficial sobre o provável plágio. O que os livros têm em comum e o aconteceu a partir daí, o próprio Moacyr Scliar conta em “Palavra de Escritor”, um vídeo/entrevista feita com ele, em março de 2010, pela L&PM WebTV:

Dez anos depois, o assunto voltou à pauta com a estreia de “Life of Pi” (As aventuras de Pi), filme dirigido por Ang Lee. Independente de ser plágio ou não, uma coisa é certa: a adaptação para o cinema só existe por causa do livro de Martel. E Martel só teve essa ideia por causa de Scliar.

"Max e os felinos" e de "Life of Pi": a imagem da capa não deixa dúvidas de que há algo de semelhante entre as duas histórias

O poster do filme que já está em cartaz no Brasil

Tags: , , , ,

  1. Webston Moura disse:

    Importante que sempre se diga sobre ser plágio. Preservamos, assim, a memória de Scliar.

  2. Debora Maneo disse:

    Quero ler o livro,mas vou ler o original do Moacyr Sclian

  3. [...] aqui, no site da L&PM editores vc tem acesso a, alem desse video, um texto sobre o assunto. (Entrem lá e no comentário, digam que vcs querem que o blog dos Crentassos sorteie livros deles… Mas tem que ser EM MASSA ) [...]

  4. Guilherme disse:

    Li em algum lugar que esse ano sairá um livro com vários romances do Moacyr Scliar. É verdade? Quando será lançado?

    • Paula Taitelbaum disse:

      Sim, é verdade, publicaremos Moacyr Scliar na Série Ouro L&PM. Um grande livro que conterá os romances “O exército de um homem só″, “A guerra no Bom Fim”, “O ciclo das águas”, “Os deuses de Raquel”, “Max e os felinos” e “A festa no castelo”. A previsão de lançamento é abril de 2013. Abraço.

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios