“Gre-Nal é Gre-Nal”, uma minissérie baseada nos textos de David Coimbra

Por Ivan Pinheiro Machado

Você que é brasileiro e curte futebol, obviamente já ouviu falar em Gre-Nal. É o chamado “clássico local”, que reúne – numa histórica rivalidade – os dois maiores times do Rio Grande do Sul, o Grêmio Futebol Portoalegrense e o Esporte Clube Internacional. Há alguns gaúchos que dizem que é a maior rivalidade do Brasil. Na minha opinião isto é apenas um bairrismo a mais. A rivalidade entre os dois times é do tamanho das rivalidades entre Bahia e Vitória, Figueirense e Avaí, Coritiba e Atlético Paranaense, São Paulo e Corinthians, Palmeiras e Corinthians, São Paulo e Palmeiras, Vasco e Flamengo, Flamengo e Fluminense, Goiás e Atlético, Atlético e Cruzeiro, Santa Cruz e Náutico, Remo e Paissandu, CSA e CRB e por aí vai. Portanto, os seguidores deste blog dos mais distantes quadrantes deste país entendem o que é um Gre- Nal.

David Coimbra é um jornalista gaúcho que é também um grande escritor brasileiro. Seus livros “Cris, a fera”, “Jogo de Damas”, “Pistoleiros também mandam flores”, “A cantada infalível / A mulher do centroavante”, “Canibais”, entre outros, são apreciados em todo o Brasil. Toda a sua obra é publicada pela L&PM Editores nos formatos convencional e em pocket. Seu texto é tido pela crítica especializada como um dos melhores do país. Ele escreve tanto romance histórico, como novelas de mistério, amor e sexo. Ironia, bom humor e contundência são as marcas do escritor. A sua atividade jornalísitica, rendeu vários livros de reportagem e, juntamente com Nico Noronha, Carlos André Moreira e Mário Marcos, escreveu a história do clássico gaúcho no livro “A história dos Grenais“.

Pois a RBS TV, que retransmite a TV Globo no Rio Grande do Sul, começará a exibir neste sábado, 09 de julho, depois do programa Jornal do Almoço, uma minissérie em quatro capítulos chamada “Gre-Nal é Gre-Nal” que, de forma muito bem-humorada, tratará desta rivalidade futebolística. O roteiro será baseado nos textos que David Coimbra escreveu sobre futebol em livros e no jornal Zero Hora.

Pra sentir o clima, veja um dos teasers que estão sendo exibidos:

Tags: , , , , ,

  1. Leonardo Mabilia disse:

    Sensacional ao primeiro capítulo. Morri de rir, parabéns a todos.

  2. Rafael Morosini Miranda disse:

    Sempre que se fala em alguma coisa ligada a futebol é legal ainda mais se tratando de gre-NAL,e olha que para me pegar acordado nesta hora no sábado é difícil ,mais valeu muito a pena ver o programa ,eu tenho uma fato que aconteceu comigo muito engraçado,como faço para contar? Fico no aguardo.Agraço.

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios