Merluza com laranja

O inverno chegou, mas nem por isso devemos abandonar a vida saudável. Uma das formas de alimentação mais apetitosas e equilibradas é a Dieta Mediterrânea. Dr Fernando Lucchese e Anonymus Gourmet, no livro Dieta Mediterrânea com sabor brasileiro, dão as dicas e os segredos da dieta da longa vida. A receita de hoje é um delicioso peixe Merluza com suco de laranja. Imperdível!

MERLUZA COM LARANJA

Ingredientes:

8 filés de merluza; 2 dentes de alho; ½ xícara de amêndoas sem pele; 4 colheres de casca de laranja em tirinhas, sem a parte branca; 1 copo de suco de laranja; ½kg de batata bolinha; 4 cenouras.

Como preparar: 

Tempere os filés de merluza com o alho socado, sal e pimenta. Espalhe sobre cada um as amêndoas picadas e as tirinhas de casca de laranja. Enrole os filés e arrume-os um ao lado do outro numa travessa refratária. Regue-os com o azeite e o suco de laranja. Reserve. Descasque as batatinhas e dê  uma rápida fervida nelas. Faça o mesmo com a cenoura cortada em pedaços grandes. Escorra-as e coloque-as na travessa junto com os filés. Leve ao forno médio durante 30 minutos, regando de vez em quando com o caldo formado na assadeira. Se secar muito, colocar um pouco mais de suco de laranja.

  • Dica do Anonymus: Quanto mais tempo o peixe ficar no tempero, melhor. O ideal é deixá-lo na geladeira de um dia para o outro.
  • Pílula do doutor: Os peixes do Mediterrâneo não são exata,mente os mesmos que os nossos. Minha sugestão é que vá ao mercado fazer um curso sore peixes do nosso mar, como é o caso da merluza.

Sábado tem sempre uma “Receita do dia” vinda diretamente dos livros da Série Gastronomia L&PM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *