Filme sobre Florbela Espanca chega ao Brasil

Depois de estrear nos cinemas portugueses em 2012 – e de atingir a marca de filme mais assistido em Portugal naquele ano – “Florbela” finalmente chega ao Brasil na próxima semana.

O filme, baseado na vida de Florbela Espanca, a maior poeta portuguesa de todos os tempos, terá pré-estreia em São Paulo no dia 1º de maio, quinta-feira. A atriz Dalila Carmo, que faz o papel de Florbela, chega a São Paulo neste final de semana para participar do lançamento.  No domingo, 27 de abril, das 18h às 19h, Dalila participar de um sarau na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis com leitura de obras da poeta.

Florbela Espanca foi a maior poeta portuguesa de todos os tempos

Florbela Espanca foi a maior poeta portuguesa de todos os tempos

Com versos cheios de erotismo e intimidade, Florbela escandalizou a sociedade do início do século XX. E fez isso não só com sua poesia, mas também pela forma como viveu: com sucessivos casamentos e divórcios, sua maneira ousada de vestir e sua personalidade “forte”.

O filme é centrado numa Portugal atordoada pelo fim da I República, quando Florbela (Dalila Carmo) separa-se de forma violenta de António. Ela então apaixona-se por Mário Lage (Albano Jerónimo) e refugia-se num novo casamento para encontrar estabilidade e escrever, mas a vida de esposa na província não parece combinar com sua alma inquieta. Florbela não consegue escrever, nem amar. Ao receber uma carta do irmão Apeles, oficial da Aviação Naval e de licença em Lisboa, corre em busca de inspiração perto da elite literária que fervilha na capital. Na cumplicidade do irmão aviador, a escritora procura um sopro em cada esquina: amantes, revoltas populares, festas de foxtrot… O marido tenta resgatá-la para o que considera a “normalidade”, mas como dar norte a quem tem sede de infinito? Entre a realidade e o sonho, os poemas surgem quando o tempo pára. Nesse imaginário febril de Florbela, neva dentro de casa, esvoaçam folhas na sala, panteras ganham vida e apenas os seus poemas a mantém sã. Por isso, Florbela tem que escrever…

A Coleção L&PM Pocket publica a obra completa de Florbela Espanca em dois volumes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *