Os girassóis perdidos de Andy Warhol

Chega ao Brasil a exposição “Lost then Found” com uma série de 15 retratos até então inéditos de Andy Warhol feitos pelo fotógrafo Steve Wood em 1981. Os negativos originais ficaram esquecidos no armário de Wood durante mais de 30 anos e foram encontrados durante uma faxina em seu escritório. Na época, ele trabalhava no jornal britânico The Daily Express e encontrou Warhol durante a cobertura do Deauville American Film Festival daquele ano, na França. Uma amiga em comum sugeriu que Wood fotografasse o artista, mas as fotos de Andy Warhol não entraram na matéria que ele entregou ao jornal e ficaram de lado até serem realmente esquecidas.

Em algumas imagens, Warhol aparece segurando um girassol, que é símbolo da felicidade – o que contrasta com sua tradicional expressão sisuda.

EHA0004K_02.tif

Outras, no entanto, revelam instantes raros do rei da pop art, revelando até certa doçura (quase inédita!) em seu olhar.

EHA0004K_01.tif

Depois daquela sessão de fotos, Wood nunca mais encontrou Warhol, que morreu anos depois, em 1987. A exposição “Lost then Found“, que faz curta temporada no Brasil de 5 a 8 de setembro no Pier Mauá, no Rio, estreou em maio deste ano em Nova York.

Tags: , ,

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios