Era uma vez uma infância…

Paula Taitelbaum

As histórias que minha avó me contava para dormir eram repletas de medo e dor. Havia um caçador prestes a arrancar o coração de uma jovem inocente, meninas malvadas que cortavam os dedos e calcanhares só para que seus pés coubessem dentro de um sapato e, para completar, um pai que abandonava seus filhos na floresta para que morressem ao relento. Em Branca de Neve, Cinderela e João e Maria, as histórias preferidas da minha avó, a pitada de suspense era o que fazia com que elas tivessem mais graça – pelo menos pra mim. Mas no quesito horror infantil nada se compara a um livro que, há uns dois anos, encontrei nas livrarias e, sem nenhuma maldade, comprei. Falo de O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias, escrito e ilustrado por ninguém menos que Tim Burton, o diretor do mais popular filme do ano: Alice no País das Maravilhas. Pois no livro, Burton apresenta pequenos contos em versos que trazem personagens bizarros tentando se enquadrar na sociedade “normal”. Até aí tudo bem, mas na história do título, o menino ostra, rejeitado por todos, acaba sendo literalmente devorado pelo pai que andava meio desanimado para cumprir suas tarefas conjugais. Isso depois do progenitor procurar ajuda médica e escutar do doutor que “ostras são ótimas para o seu caso”. Escondi o livro da minha filha, coloquei lá em cima da prateleira. Por mais que as crianças de hoje já não sejam mais como as de antigamente, prefiro que ela siga com os Irmãos Grimm e suas “inocentes” histórias. Até porque a L&PM tem traduções ótimas para esses clássicos.

Tags: , , , ,

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Stéphanie Rassweiler, Aline de Melo Pires, Diego Nunes, fly al. schonhorst ✔, LePM Editores and others. LePM Editores said: #blog Livro "infantil" de Tim Burton não é para crianças http://bit.ly/aYG32A [...]

  2. Danielle disse:

    Vcs vão ter uma edição de O menino Ostra??? Adoro a história e as ilustrações, mas só vi na versão on line q Burton publicou qdo do lançamento do livro nos EUA.

  3. Paula Taitelbaum disse:

    Oi Danielle,
    o Menino Ostra já saiu no Brasil pela editora Girafinha. Na linha infantil, entre outros, L&PM publica os Contos de Grimm volume 1 e 2 com muitas histórias e ótimas traduções (inclusive preservando aquele suspense original).

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios