“Desembarcando o Alzheimer” entre os mais vendidos na Livraria da Folha

Desembarcando o Alzheimer é um livro que não pode faltar na cabeceira daqueles que convivem ou cuidam de pessoas que sofrem com esta doença. Em quinto lugar entre os mais vendidos da Livraria da Folha na categoria Saúde, este guia foi escrito a quatro mãos pelos Doutores Ana Hartmann e Fernando Lucchese. O livro traz tudo que é preciso saber sobre a doença, sobre o paciente e sobre como familiares e cuidadores podem melhorar a vida dos doentes. No final, ainda oferece respostas às perguntas frequentes. Veja abaixo algumas dessas dúvidas que Desembarcando o Alzheimer ajuda a esclarecer:

Cozinhar com panelas de alumínio causa Alzheimer?
Na realidade, nos anos 60 e 70 surgiu a hipóteses de que alumínio poderia causar Alzheimer, estivesse ele em panelas, bebidas, antiácidos ou antiperspirantes. Estudos posteriores demonstraram não haver ligação entre o alumínio e o Alzheimer.

Há tratamentos disponíveis para estancar a progressão da Doença de Alzheimer?
Até o momento, não há tratamento para cura, retardamento ou parada da Doença de Alzheimer. O que se tem são medicamentos que temporariamente retardam o aparecimento dos sintomas por cerca de 6 a 12 meses, em média, mas somente para alguns pacientes.

Quanto tempo dura a doença?
As séries históricas têm demonstrado que a doença tem duração de dois a 20 anos. Trata-se, no entanto, de uma doença fatal, pois é incurável. As variações individuais se devem à idade por ocasião do diagnóstico, à presença ou ausência de outras enfermidades concomitantes, à severidade da própria doença, que é variável de paciente para paciente, e aos cuidados que o paciente recebe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *