Exposição sobre Roma em São Paulo

Os fascinados por história antiga, aventuras de guerra e imperadores não podem perder a exposição Roma – A Vida e os Impereradores, que fica em cartaz no Masp, em São Paulo, até o dia 1º de abril. O visitante é convidado a embarcar numa viagem por mais de três séculos, do período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano, de Júlio César e Augusto até Septímio Severo e seu filho Caracala, que reinaram entre 193 e 217.

Cabeça Colossal de Júlio César

Composta de 370 relíquias de instituições como o Museu Nacional Romano e a Galeria Uffizi, de Florença, a mostra fornece um painel abrangente sobre os imperadores, seus feitos militares, os deuses clássicos, além de desvendar a vida cotidiana, hábitos e costumes do povo romano. Entre os destaques estão três paredes com afrescos da Vila de Pompeia, as estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Isis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias. Imperdível, não?

Império Romano na Série Encyclopaedia

Para aproveitar melhor a exposição, a nossa dica é ler o volume Império Romano da Série Encyclopaedia. De forma suscinta, em pouco mais de 100 páginas, o professor da Universidade Paris 13, Patrick Le Roux, mostra os paradoxos da Roma Antiga, as condições em que viviam seus habitantes e discute de que forma a grande expansão da cidadania romana e o florescimento da cultura latina também se caracterizaram pelos sangrentos combates de gladiadores e pela perpetuação da escravatura. Com certeza, é um belo complemento para quem pretende visitar a exposição.

A mostra Roma – A Vida e os Impereradores faz parte do Momento Itália/Brasil e é promovida pela Embaixada da Itália no Brasil e pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

Tags: ,

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios