Foi dada a largada para o tricentenário do nascimento de Rousseau

A comemoração tricentenário do nascimento de Jean-Jacques Rousseau, uma iniciativa da cidade de Genebra, onde nasceu o pensador, começou oficialmente ontem, 19 de janeiro, às 15h, na Ile Rousseau, com a presença de autoridades. Chamado de “2012 – Rousseau pour tous” (Rousseau para todos), o grande evento que acontecerá durante todo o ano vai oferecer diversos eventos em mais de trinta diferentes lugares da capital da Suíça.

O cartaz da comemoração

O lançamento das festividades de “2012 – Rousseau pour tous” aconteceu na ilha onde, em 1835, foi erguida uma estátua de Rousseau, este que foi filósofo, pedagogo, músico, viajante e que escrevia sobre inúmeros assuntos. Ao longo dos próximos meses, as numerosas facetas de Rousseau serão exploradas em exposições, shows, óperas, concertos, banquetes republicanos, filmes, passeios e coferências. Dois eventos terão destaque. No dia do aniversário de 300 anos do filósofo, 28 de junho, será apresentado no Parc de la Grangem o show “The Shadow of Light”, uma ficção histórica que combina teatro, música e “filme instantâneo”. Outro destaque será a estreia mundial, em setembro, da ópera de Philippe Fénelon “JJR (cidadão de Genebra)” com direção de Ian Burton e encenada por Robert Carsen. O programa do evento é o resultado da participação de uma ampla gama de agentes culturais internacionais.

 Segundo o curador da exposição, Alain Grosrichard, presidente da sociedade Jean-Jacques Rousseau de Genebra, o escritor e pensador “ainda causa preocupação, não nos deixando dormir tranquilos, levantando questões que ainda continuam atuais”. Para os que querem entender melhor este que “desde o começo adotou uma posição marginal, apresentando-se como um bárbaro que questiona radicalmente a civilização na qual vive e desperta brutalmente num século que dorme na ilusão de sua percepção”, mas não poderão visitar Genebra, nada melhor do que aguardar a chegada de Rousseau – Série Encyclopaedia da Coleção L&PM Pocket. O lançamento está previsto para início de março.

A "Ile Rousseau" foi o ponto de partida das comemorações do tricentenário de Rousseau

Assista aqui alguns vídeos com os participantes do evento.

Tags: , , , ,

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios