Sabe aquele escritor… Aquele…

- Como é mesmo o nome daquele escritor?Aquele… Acho que começa com J, ou G. Que escreveu o livro chamado… com aquele personagem… o… como é mesmo o nome?

Isso já aconteceu com você? Pois pode ficar tranquilo porque acontece nas melhores famílias. Em Memória, que acaba de sair pela Série Encyclopaedia, há um texto que se refere justamente a isso: à nossa dificuldade de lembrar nomes.

“É comum as pessoas que acreditam ter uma memória ruim reclamarem da dificuldade de lembrar de nomes. Na verdade, as pessoas em geral têm dificuldades em lidar com um nome novo. Quando somos apresentados a alguém, geralmente nossa mente está ocupada com outros assuntos (por exemplo, com uma conversa paralela) e muitas vezes não prestamos atenção ao nome do novo indivíduo. É provável que só usemos ou tentemos lembrar tal nome muito mais tarde, no momento em que normalmente a memória falha. Podemos aprimorar nossa memória para o nome de pessoas prestando muita atenção e repetindo o nome assim que somos apresentados.”

Jonathan K. Foster, autor do livro, apresenta algumas dicas que ajudam a não esquecer de nomes quando somos apresentados a alguém: “Se podemos criar uma associação entre a aparência de alguém e seu nome, então podemos melhorar nossa memória para o nome daquela pessoa – principalmente se conseguirmos formar uma imagem chamativa. Assim, se somos apresentados a alguém chamado João que se parece com um ator que conhecemos e que tem o mesmo nome, ou a alguém chamado Jardim que gosta de flores, poderíamos usar tais associações para melhorar nossa memória para aqueles nomes”.

Você também pode tentar associar o nome a algum escritor ou personagem de livro. Que tal?

Tags: , ,

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios