O espírito vivo de Will Eisner no Rio Comicon

O festival Rio Comicon, que acontece de 20 a 23 no Rio de Janeiro, presta uma justa homenagem a Will Eisner, um dos maiores artistas que o mundo dos quadrinhos já viu. Nascido no Brooklyn, em Nova York, ele começou a publicar as primeiras histórias na revista WOW What a Magazine! em 1936 e, em 1940, criou o Spirit, uma série de tiras de quadrinhos que era publicada como suplemento de um jornal dominical, passando a ser diária no ano seguinte. Os enquadramentos inovadores e os efeitos de luz e sombra davam um quê de film noir para as aventuras do detetive mascarado Denny Colt.

Além da qualidade do roteiro e da arte, a presença de belas mulheres, cenas hilariantes, melodramáticas, mas que enfatizavam sobretudo o aspecto humano dos personagens fizeram da série Spirit um ícone na história das graphic novels no mundo. A L&PM publicou cinco álbuns da série em meados dos anos 80.

A exposição O Espírito Vivo de Will Eisner no festival Rio Comicon traz pela primeira vez ao Brasil 106 desenhos originais do artista, que estarão divididos em duas galerias. Quem visitar a exposição terá a chance de ver de perto os originais de “Um contrato com Deus”, “A força da vida”, “Ao coração na tempestade”, “Avenida Dropsie”, “Assunto de família” e “Fagin, o judeu.

Além da exposição, uma mostra paralela de filmes completa a homenagem. Confira a programação e agende-se! 😉

Will Eisner Profissão Cartunista – Biografia contando a vida e a obra de Eisner e sua influência no Brasil. Episódios: Spirit, O Sonho e Master Class. Direção: Marisa Furtado de Oliveira e Paulo Serran (Rio de Janeiro/RJ, 1999) – Três episódios de 50 min.

Will Eisner – Portrait of a Sequential Artist – Biografia americana que aborda a influência judaica nos quadrinhos norte-americanos. Direção: Andrew D. Cooke (EUA, 2010) – 96 min.

The White Wale – Adaptação animada do clássico Moby Dick, de Herman Melville, feita por Eisner como piloto para TV Educativa da Flórida. Direção: Community TV Fundation of South Florida Inc. (EUA, 1997) – 12 min.

The Spirit Movie – Adaptação para o cinema de estórias do Spirit em sua luta contra seu arquinimigo Octopus.Direção: Frank Miller (EUA, 2008) – 90 min.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *