Snoopy, o primeiro cão a pisar na Lua

Se você é fã de Peanuts e achou que estava por dentro de todas as peripécias de Snoopy, Charlie Brown e sua turma, saiba que o simpático cãozinho foi o primeiro beagle a pisar na Lua. Isso mesmo! Está tudo “documentado” numa série de seis tirinhas publicadas por Charles Schulz em 1969, em que o próprio Snoopy aparece comemorando o feito:

E ele não estava brincando: Charlie Brown e Snoopy foram os mascotes da tripulação da Apollo 10, missão realizada em maio de 1969 que “preparou o terreno” para a Apollo 11, que voaria rumo ao espaço dois meses depois, sob o comando de Neil Armstrong. Enquanto o astronauta John Young se aproximava da superfície da Lua a bordo do “módulo lunar Snoopy”, seu colega de tripulação, Tom Stafford, o observava de longe a bordo do “módulo de comando Charlie Brown”.

Portanto, pode-se dizer que foi graças à ajuda de Snoopy e Charlie Brown na missão Apollo 10 que Neil Armstrong pisou na Lua em 20 de julho de 1969 :)

Tags: , , , , , ,

  1. E onde está Snopy? Como devem saber, o “módulo lunar Snoopy” foi posto em uma órbita ao redor do sol (interplanetaria?), por tanto não está orbitando nem a lua nem a terra. Trata-se da única nave espacial, uma vez tripulada, que se encontra abandonada e que não se encontra nem na órbita lunar nem terrestre, está em alguma parte do sistema solar. Ou dito de outro modo, agora mesmo só há duas estruturas tripuláveis no espaço, a ISS e a Snopy.

    Agora uma boa notícia, mais de quarenta anos (42) uma equipe de astrônomos decidiu localizar “Snoopy” usando um programa de rastreio com telescópios. A idéia partiu do astrônomo amador Nick Howes, que conseguiu convencer os membros do Jet Propulsion Laboratory da agência espacial americana (NASA), do telescópio Faulkes e do observatório italiano de Remanzacco.

    Se ficaram interessados, mais informações podem ser lidas, em inglês, aqui:
    http://www.collectspace.com/news/news-092011a.html

    Abraços

    Ildefonso

    • Nanni Rios disse:

      José, obrigada pelas informações! Mas este post não passa de uma brincadeirinha para falar das tirinhas de 1969 que mostram o Snoopy na lua. Na imaginação de Charles Schulz, seu cão esteve lá e está tudo “documentado”, por assim dizer :)

  2. Continuando a brincadeira;

    de uma certa maneira, se o módulo for encontrado, a “documentação” estará atualizada.

    Ah! O cachorrinho que inspirou a criação do Snoopy foi o Spike, em 1934, que pode ser visto nesta imagem aqui:

    http://www.schulzmuseum.org/images/spike-photo.jpg

    A foto pertence ao Charles M. Schulz Museum
    http://www.schulzmuseum.org/

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios