Estreia amanhã, nos EUA, filme sobre o Uivo de Allen Ginsberg

Atenção  fãs de Allen Ginsberg, o tão esperado Howl (Uivo) está prestes a entrar em cartaz nas telas de cinema dos Estados Unidos. Para os que não leram nossos posts anteriores sobre o filme, ele gira em torno do profético Uivo, de Allen Ginsberg,  lançado em 1956 e que, sob a acusação de se tratar de uma obra obscena,   foi apreendido pela polícia de San Francisco. Depois de um tumultuado julgamento, o poema foi liberado pela Suprema Corte americana e vendeu milhões de exemplares. Dirigido por Rob Epstein e Jeffrey Friedman, o filme conta esse trecho da vida de Ginsberg e mostra o surgimento da cultura beat. No elenco estão, entre outros,  James Franco (Homem Aranha e Milk) no papel do poeta, Jon Hamm,  Mary-Louise Parker e Jeff Daniels. Torcemos para que o filme venha “uivar” no Brasil. Veja aqui seu trailer oficial.

Na Coleção L&PM POCKET, o longo poema Uivo é acompanhado do também famoso e magistral “Kaddish” e de outros poemas. Na edição em formato convencional, há um ensaio do tradutor e poeta Claudio Willer sobre Uivo que é, sem dúvida, o melhor texto de iniciação ao célebre poema. Willer dissecou os versos com a ajuda do próprio  Allen Ginsberg com quem manteve intensa correspondência.

Tags: ,

  1. Rody Cáceres disse:

    yyyyyyyyeeeeeeseessssssssssss!!!!!!!!! Que venha ON THE ROAD!

  2. [...] da Infâmia, de Juremir Machado da Silva, um estudo do conflito no Rio Grande do Sul. Ainda no blog, comentou-se sobre a estréia de Uivo, filme baseado na obra de um dos ícones da geração Beat, [...]

  3. Pedro Poker disse:

    Alguem sabe se lança no brasil, ou pelo menos em dvd legendado? Abraço

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios