Seminário gratuito sobre o lendário político José Gomes Pinheiro Machado

José Gomes Pinheiro Machado é uma figura lendária no política brasileira. Passados cem anos da sua morte, ocorrida em 8 de setembro de 2015, este que foi considerado o “mandarim da República” será o assunto de um Seminário promovido pelo Memorial Judiciário do RS e o Instituto Histórico Geográfico do RS, que acontece na quinta-feira, 12 de maio, em Porto Alegre.

senador pinheiro machado

Pinheiro Machado foi assassinado por um outro gaúcho, Francisco Manço de Paiva Coimbra, a facadas, no Hotel dos Estrangeiros, na então Capital Federal, Rio de Janeiro, quando ia conversar sobre questões políticas com o ex-Presidente do Estado de São Paulo, Manuel Joaquim de Albuquerque Lins, que ali se hospedava.

Entre os palestrantes estará José Antônio Gomes Pinheiro Machado, conhecido do grande público como Anonymus Gourmet. José Antônio é sobrinho bisneto do Senador e resgatará histórias desconhecidas das atuais gerações sobre o personagem. Com seu estilo discreto, severo e altaneiro “era a estrela do Senado, o que fazia crescer o ódio silencioso de seus rivais que, salvo Ruy Barbosa, nunca ousaram enfrentá-lo ou desafiá-lo” revela José Antônio que está preparando uma biografia do tio avô que será lançada pela L&PM Editores ainda este ano.

Informações e inscrições gratuitas no site seminariopinheiromachado.wordpress.com

Cartaz do seminário

Cartaz do seminário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *