Os 80 anos de Mauricio de Sousa

mauricio_foto

Ele nasceu no dia 27 de outubro de 1935 na cidade de Santa Isabel, interior de São Paulo, mas foi criado em Mogi das Cruzes. Filho dos poetas Antônio Mauricio de Sousa e Petronilha Araújo de Sousa, o pequeno Mauricio cresceu em meio a livros, revistas e saraus de poesia. E ainda menino começou a fazer revistinhas artesanais que vendia para os colegas de escola.

Aos 19 anos, quando apresentou suas primeiras ilustrações na Folha da Manhã, foi aconselhado a aperfeiçoar o traço. Seus primeiros personagens foram Bidu e seu dono Franjinha, publicados pela primeira vez em tirinhas no ano de 1959. Sua personagem mais famosa, no entanto, nasceria em 1963, fruto das observações da filha Mônica.

Primeiro cartunista a ocupar uma cadeira na Academia de Letras de São Paulo, Mauricio do Sousa que em poucos dias completará 80 anos, segue firme e forte à frente de sua empresa e conferindo de perto os roteiros das histórias da turma que criou.

Mauricio vem sendo homenageado em diversos eventos desde o início do ano e o melhor é que todos os fãs podem participar da festa! No site www.turmadamonica.com.br/mauricio80 é possível enviar um parabéns e compartilhá-lo nas redes sociais. Vale foto,  vídeo, texto ou desenho. Na página oficial da turma, há também a possibilidade de participar do Desafio Mauricio 80, uma maneira divertida de homenagear o desenhista: a pessoa sorteia um dos 250 personagens, desenha em 8 minutos, ou menos, e compartilha na página.

Outras atrações deste ano de festa incluem o espetáculo Turma da Mônica O Show, em turnê por todo o país, a volta do novo Parque da Mônica, que oferece 20 atrações tematizadas para todos os fãs da Turminha, e a Loja da Mônica, dentro do Parque, reunindo os produtos licenciados com os personagens.

mauricio_80

Parabéns Mauricio! Por seus 80 anos e por tudo o que você criou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *