Eduardo Galeano entre os intelectuais iberoamericanos mais influentes

O canal de comunicação espanhol esglobal.org – um reconhecido meio analítico e reflexivo – divulgou há poucos dias a seleção dos 50 intelectuais iberoamericanos mais influentes de 2014 e entre os escolhidos está Eduardo Galeano.

A lista foi feita a partir da votação dos internautas que deveriam votar em personagens vivos e ativos que realizaram pelo menos parte do seu trabalho em espanhol ou português. Como o próprio “Esglobal” divulga, a lista é discutível, mas seu objetivo é refletir sobre o que significa, hoje, ser um intelectual público na América Latina.

E essa não é a única notícia recente sobre o escritor uruguaio. Segundo a Coluna de Ancelmo Góes no jornal O Globo, Galeano recebeu de um amigo brasileiro, que integra a Comissão da Verdade, cópia de um relatório do Centro de Informações do Exército datado de 23 de novembro de 1971. Nele está escrito: “Eduardo Galeano, jornalista esquerdista, estaria percorrendo os Comitês de Base da Frente Ampla, fazendo conferências contra o Brasil e denunciando adido militar do Brasil, coronel Moacir Pereira, como a pessoa destacada pelo presidente Médici para montar uma rede do SNI no Uruguai.”

galeano_careta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *