“É tudo família”: um livro transformador

Apoiando-se na leitura como porta de acesso à educação, ao lazer e ao brincar, a Fundação Promenino pesquisou junto a especialistas na área da educação e da literatura e chegou a uma seleção de 10 livros infantis que abordam os direitos humanos de forma sensível e sem artificialismos.

É tudo família, livro publicado pela L&PM Editores, aparece em destaque na seleção de livros transformadores que, segundo definição do autor e crítico inglês Aidan Chambers, “enriquecem a imagem do mundo e sua existência; ajudam a conhecer a si mesmo e a compreender os outros e a sociedade em que se vive, assim como a sociedade em que vivem as outras pessoas”.

e_tudo_familia

É tudo família!, de Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl, recebeu o Prêmio Alemão de Literatura Infantojuvenil 2011. Lançado no Brasil em 2013, é um livro que mostra a diversidade das formações familiares contemporâneas. Em ritmo de HQ, ilustra algumas possibilidades: há famílias com filhos únicos ou numerosos, famílias com pais separados que podem se dar bem ou não, famílias com padrastos ou madrastas (geralmente diferentes das personagens dos filmes), famílias com pais homossexuais ou viúvos, famílias cujas crianças são criadas pelos avós, pais adotivos ou vivem em um orfanato.

Além dos diferentes tipos de laços familiares, apresentados de forma bem-humorada e natural, o livro dá conta também de aspectos afetivos que permeiam essas relações: sentimentos como raiva, tristeza e amor, a rotina frenética de quem tem duas casas, a dor provocada pela perda de um parente querido e até mesmo circunstâncias mais obscuras, como a violência contra crianças: “Existem pais que tratam seus filhos muito mal. Nunca os abraçam ou beijam. Só gritam com eles. Outros até batem nos filhos, embora isto seja proibido!”.

Via Portal Aprendiz.

Tags: , ,

  1. Maíra Babo disse:

    Boa noite,

    meu nome é Maíra, sou psicóloga e gostaria muito de adiquirir esse livro, já que tenho alguns pacientes vivendo o drama da separação, porém não acho para comprar em lugar nenhum, nem em e-book. Existe algum meio de eu conseguir comprar esse livro?

    Att.,

    Maíra

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios