A metamorfose de “A metamorfose”

Não bastasse Gregor Samsa – personagem mais famoso de Kafka – ter virado uma barata, agora ele também se metamorfoseou em um robô. Isso acaba de acontecer em terras japonesas (claro!), na adaptação para os palcos de A metamorfose.

E encenação que estreia oficialmente nesta quinta-feira, 9 de outubro, em Yokohama, foi concebida pelo célebre diretor japonês Oriza Hirata. Foi dele a ideia de que o personagem principal fosse encenado não por um ator, mas por um androide.

“Na pele” de Samsa está o robô Repliee S1, um androide formado por um exoesqueleto metálico que possui mãos brancas e rosto com feições humanas, desenvolvido pelo professor da Universidade de Osaka e especialista em robótica, Hiroshi Ishiguro.

O diretor Oriza Hirata já utilizou robôs em outras encenações, mas será a primeira vez que um deles atuará em outra língua que não a japonesa. “La Metamorphose Version Androide” apresenta quatro atores franceses (de carne e osso) ao lado do robô que encarnam a família de Gregor Samsa e que atuam no seu idioma.

Em novembro, A metamorfose em versão androide parte em turnê europeia, começando pelo Festival de Outono da Normandia na França.

Gregor Samsa versão androide

Gregor Samsa versão androide

 Os atores Thierry Vy Huu e Laetitia Spigarelli contracena com o robô Repliee S1, que protagoniza a adaptação para o teatro da peça 'A Metamorfose', de Franz Kafka. (Foto: Yoshikazu Tsuno/France Presse)


Os atores Thierry Vy Huu e Laetitia Spigarelli contracena com o robô Repliee S1, que protagoniza a adaptação para o teatro da peça ‘A Metamorfose’, de Franz Kafka. (Foto: Yoshikazu Tsuno/France Presse)

E por falar em versão japonesa, a Coleção L&PM Pocket publica a A metamorfose em estilo mangá. E também o texto clássico para os que preferem menos inovações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *