Os anos 40 e seus mistérios

Os anos 40 foram férteis para a Rainha do Crime. Entre 1940 e 1949, Agatha Christie lançou 15 livros. Quatro deles estão agora reunidos em um único volume chamado Agatha Christie – Mistérios dos Anos 40 que acaba de ser lançado pela L&PM Editores. M ou N?, Hora Zero, Um brinde de cianureto e A casa torta são as histórias que, juntas, formam esse belo volume.

capa_Agatha Christie_1940.indd

Em M ou N?,  lançado em 1941, a escritora inspirou-se no que estava acontecendo naquele momento: a Segunda Guerra Mundial. Tudo começa quando, pouco antes de morrer, um agente secreto britânico profere suas últimas palavras: “M ou N, ‘São Susí’”. Em meio ao clima de desconfiança que reina durante a guerra, essas letras desconexas podem significar alguma pista. Entra em cena o casal Tommy e Tuppence Beresford que, já com os filhos crescidos, são recrutados para uma difícil missão: descobrir quem está espionando para o governo alemão.

Hora Zero, de 1944, marca a última aparição do superintendente Battle, astuto oficial da Scotland Yard que, de férias, acaba investigando um mistério que envolve uma fracassada tentativa de suicídio, uma injusta acusação de roubo contra uma estudante e a vida romântica de um famoso jogador de tênis.

Um brinde de cianureto foi publicado em 1945 e é centrado na morte súbita de uma mulher linda e elegante que acontece após ela ingerir uma taça de champanhe com cianureto. Tudo indica que foi suicídio, mas quando os personagens contam sua versão daquele dia, surgem novas suspeitas.

A casa torta, de 1949, foi considerado por Agatha Christie como uma de suas melhores histórias. Nos arredores de Londres há uma mansão com uma inusitada característica: ela é torta. É ali que o milionário octogenário Aristide Leonides mora com a esposa, cinquenta anos mais jovem, além de filhos, noras, netos e uma cunhada, irmã da primeira mulher. Quando a polícia descobre que o patriarca foi envenenado, todos os habitantes da casa se tornam suspeitos, e a discórdia passa a imperar entre os membros da família.

Tags: , , , , ,

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios