Premiado projeto com as peças de Ésquilo chega ao Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira, 31 de maio, chega ao Espaço Sesc no Rio de Janeiro, o premiado trabalho “Peep classic Ésquilo”, em que o diretor de teatro Roberto Alvim mergulha na obra de Ésquilo. Segundo o jornal o jornal O Globo, “O projeto pode ser visto como uma tentativa de livrar do caminho tudo que se estabeleceu no campo do teatro entre as primeiras tragédias gregas — o teatro pré-dramático — e o sistema de dramáticas do transumano concebido por Alvim — uma vertente do teatro pós-dramático que rompe com pressupostos do drama moderno.

Durante os próximos três finais de semana, todas as tragédias de Ésquilo serão apresentadas por dez atores da Cia. Club Noir em um programa duplo: sextas às 21h, serão encenadas “As suplicantes” e “Os persas”; sábados às 21h, “Oresteia I” e “Oresteia II” (a trilogia foi condensada em dois espetáculos) e domingo às 19h30min será sempre dia de “Sete contra Tebas” e “Prometeu”.

“É a primeira vez que se torna possível um contato com toda a obra de Ésquilo em um reduzido espaço de tempo” — diz Alvim ao O Globo. — “Assistir a elas em conjunto possibilita uma imersão na poética do primeiro autor teatral, vivenciar a alteridade radical que Ésquilo representa, o mergulho em um planeta estético desconhecido, completamente diferente da nossa ideia sobre o que seja o mundo e do modo como vivenciamos nossa humanidade nos dias de hoje.”

Cena da peça "Sete contra Tebas", que será encenada nos três próximos domingos no Rio de Janeiro

Cena da peça “Sete contra Tebas”, que será encenada nos três próximos domingos no Rio de Janeiro

A L&PM publica Os sete contra Tebas com tradução direta do grego, feita por Donaldo Schüler. Como o título anuncia, esta peça de Ésquilo mostra a tentativa de invasão da cidade de Tebas por um exército comandado por sete guerreiros.

Tags: , , , ,

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios