O curioso William Shakespeare…

Um dos motivos que o dia 23 de abril foi escolhido como Dia Mundial do Livro é que foi nesta data que nasceu e morreu William Shakespeare, o maior dramaturgo de toda a história da literatura. Mas… na verdade, ninguém sabe se ele realmente nasceu neste dia. Não que isso importe.

Veja aqui algumas curiosidades sobre Shakespeare, incluindo a sobre o seu nascimento:

– Ninguém sabe ao certo quando William Shakespeare nasceu. A data de nascimento do escritor, 23 de abril de 1564, foi calculada a partir do dia de seu batismo, que aconteceu em 26 de abril do mesmo ano. Ele era natural de Stratford (Inglaterra). 

– Quando tinha 18 anos, William Shakespeare se envolveu em um romance com Anna Hathaway, 8 anos mais velha. Ela acabou engravidando e os dois tiveram que se casar. Susanna nasceu em 1583. Em 1585, o casal teve gêmeos: Hamnet e Judith.

– A primeira publicação a reconhecê-lo como o maior escritor inglês de teatro da história foi “Love’s Labor”, em uma nota publicada em 1598.

– Tornou-se a primeira pessoa fora da família real britânica a estampar um selo no Reino Unido. Ele foi impresso para marcar as comemorações dos 400 anos de seu nascimento, em 1964.

– Aparece no “Guinness Book – O Livro dos Recordes” como o autor com o maior número de adaptações de obras para o cinema.

– O autor produziu 37 peças de teatro e 154 sonetos. Dá uma média de 1,5 peças por ano desde o ano em que ele começou a escrevê-las, em 1589. Sua última peça foi escrita quando ele tinha 49 anos, três anos antes de morrer.

– Shakespeare morreu em 23 de abril de 1616. Era seu aniversário de 52 anos, e dia de São Jorge, padroeiro da Inglaterra. Deixou uma grande herança para sua filha Susanna. Para a mulher, apenas as roupas de cama. As causas da morte são desconhecidas.

– Não há descendentes vivos do escritor. A linhagem acabou com a morte de sua bisneta, Elizabeth Hall Nash Barnard, em 1670.

– Em 2005, especialistas da National Portrait Gallery anunciaram que o retrato mais famoso de Shakespeare era uma fraude. Segundo se constatou, a tela foi pintada mais de 200 anos depois de sua morte.

– William Shakespeare é o segundo escritor mais citado na língua inglesa. Ele só perde para os autores da Bíblia.

Fonte: Guia dos Curiosos.

É ou não é Shakespeare? Eis a questão...

É ou não é Shakespeare? Eis a questão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *