O Curriculum Vitae de Leonardo da Vinci

Não é só você, caro leitor, que precisa vender suas qualidades para conseguir um emprego. Até Leonardo da Vinci precisou fazer isso um dia. Quando tinha 30 anos, o italiano enviou uma carta a Ludovico Sforza, então Duque de Milão, em que ressaltava suas suas invenções voltadas para a guerra e pouco falava na vocação artística.

A carta começa assim: “Ilustríssimo Senhor, esforço-me em dar explicações a sua Excelência, sobre os motivos que me levam a solicitar minha incorporação sob a proteção do Duque, para assim desenvolver todas as invenções realizadas por mim e que poderiam ser úteis em uma batalha, estou disposto a fazer experiências em sua casa, ou em qualquer lugar que agrade a sua Excelência”. No item 9, da Vinci completa: “Se a operação de bombardeio falhar, inventaria catapultas, trabucos e outras máquinas de máxima eficácia e de uso pouco comum. Ademais, segundo o caso, posso inventar artigos de ataque e defesa.”

Para ver a íntegra da tradução, clique aqui. Foi nesse mesmo blog que encontramos a carta.
Para saber mais sobre Leonardo da Vinci, leia o título dedicado a ele na série Biografias e o romance Roubaram a Mona Lisa!, de R. A. Scotti.

Uma ideia sobre “O Curriculum Vitae de Leonardo da Vinci

  1. Pingback: Tweets that mention O Curriculum Vitae de Leonardo da Vinci « Blog da L&PM Editores -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *