L&PM no 33° Salão do Livro de Paris

Por Ivan Pinheiro Machado*

A primavera parisiense começou com um frio próximo de zero grau, céu cinza e chuva fina. Somente hoje, depois de quase 10 dias de chuva e frio, o sol surgiu elevando o astral e a temperatura. E é em alto astral que começa este 33° Salão do Livro de Paris. Apesar do “fantasma” do e-book – ou “numérique” como dizem por aqui -, a abertura do Salão, hoje, às 10 horas da manhã, foi uma verdadeira demonstração de força: uma multidão impressionante invadiu o palácio de exposições de Porte de Versailles para ver e comprar as novidades que apresenta a poderosa indústria editorial francesa. Todas as editoras importantes estão aqui expondo novidades e acervo. O público compra sem desconto e paga 11 euros para entrar.

Com uma representação discreta, os e-books não chamam a atenção. O público se acotovela em frente aos estantes coloridos prestando mais um tributo ao velho e bom livro de papel. A Romênia é o pais homenageado e o Brasil tem um grande estande com um pequeno auditório e livros expostos de Jorge Amado, Vinicius de Moraes e outros autores “exportáveis”. A grande vedete do salão é a “mangá square”, onde milhares de adolescentes disputam espaço em frente aos estandes para conferir a enorme produção de mangás japoneses na França.

foto(1)

Milhares de pessoas de todas as idades no Salão do Livro de Paris

foto(4)

A badalada “Mangá Square” cheia de novidades

foto(3)

Os livros de Melvin Burgess, que acaba de lançar “Kill all enemies” no Brasil pela L&PM

foto(7)

O estande do Brasil no Salão do Livro de Paris

* O editor Ivan Pinheiro Machado está no 33º Salão do Livro de Paris, que acontece de 22 a 25 de março de 2013 na capital francesa.

Uma ideia sobre “L&PM no 33° Salão do Livro de Paris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *