Comissão Nacional da Verdade se reúne hoje em Porto Alegre

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), em parceria com a comissão do Rio Grande do Sul, realiza sua primeira audiência pública hoje à tarde em Porto Alegre. Além de trazer a público informações sobre a onda de repressão desencadeada na capital gaúcha entre 1970 e 1973, com deslocamento de agentes de outras partes do país para Porto Alegre, a Comissão vai debater as ações da Operação Condor, sistema de colaboração entre os regimes ditatoriais do Brasil, Chile, Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Pela manhã, a CNV colherá pela manhã relatos e documentos sobre graves violações de Direitos Humanos, incluindo relatos de pessoas presas e torturadas no Estado no início dos anos 70. À tarde, a CNV debaterá o caso do ex-presidente João Goulart e a Operação Condor. Representarão a CNV em Porto Alegre o coordenador da Comissão, Paulo Sérgio Pinheiro, além das integrantes da comissão Maria Rita Kehl e Rosa Cardoso. A Comissão Estadual estará representada pelo coordenador Carlos Guazzelli e pelos demais integrantes.

operacao_condor

A L&PM Editores publica Operação Condor: o seqüestro dos uruguaios”, um dos relatos mais completos do seqüestro do casal Lilian Celiberti e Universindo Díaz em 1978, em uma das ações dos órgãos de repressão do Uruguai e do Brasil.

O autor do livro e consultor da CNV, o jornalista Luiz Cláudio Cunha, participa da audiência, que também conta com a presença de Lilian Celiberti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *