O açougue cultural de Brasília

Apesar do título deste post, o texto que segue não se refere a cortes políticos, mas a um açougue de verdade, desses que oferecem quilos de picanha, costela, músculo e o que mais puder se aproveitar de um boi. Localizado na cidade de Brasília, o T-Bone é o primeiro açougue cultural do país. Nele, os clientes podem pegar livros emprestados e devolver na próxima compra. A ideia nasceu em 1994, quando o dono do T-Bone, o baiano Luís Amorim, colocou uma estante de livros dentro de seu estabelecimento. Começou com 10 títulos próprios a serem oferecidos para empréstimo. Deu certo.

Amorim, que chegou em Brasília com sete anos, trabalhou como engraxate e aos 12 virou ajudante do antigo proprietário do açougue que hoje lhe pertence. Detalhe: Amorim só aprendeu a ler com 16 anos. Ao comprar o açougue com suas economias, iniciou este que é considerado um dos mais originais projetos culturais da capital nacional. Nos primeiros anos, cuidava sozinho da biblioteca improvisada. Mais tarde, conseguiu apoio de instituições públicas como a Petrobras e criou a ONG Açougue Cultural T-Bone. Foi assim que, em 2002, Luís Amorim inaugurou uma biblioteca comunitária com mais de 45 mil livros.

Em 2007, o açougue deu início ao projeto Parada Cultural – Biblioteca Popular, colocando livros em várias paradas de ônibus. Paralelo a isso, o açougueiro leitor realiza bienais de poesia, noites culturais, encontros com escritores e lançamento de livros. Iniciativas que atualmente atraem milhares de pessoas para a frente do T-Bone.

Quilos de livros: Luís Amorim em frente ao Açougue Cultural T-Bone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *