Andy Warhol por 5 dólares

Um colecionador de arte que se preze não pode passar por uma feirinha ou um “garage sale” sem comprar nada, pois nunca se sabe quando uma peça aparentemente sem valor (ou que custe míseros 5 dólares) vai surpreender e virar algo precioso. Foi desta forma despretensiosa que o colecionador Andy Fields comprou um desenho de seu xará Andy Warhol por 5 dólares numa feirinha em Las Vegas. É claro que ele não sabia o que estava comprando. Muito menos o pobre do vendedor, que perdeu a chance de ficar milionário.

Se você está se perguntando “como alguém não reconhece um Andy Warhol???”, a explicação é simples: estima-se que o desenho tenha sido feito quando o artista tinha 9 ou 10 anos de idade. Ou seja, muito antes da estética da pop art virar sinônimo de Andy Warhol e/ou vice-e-versa.

Outro detalhe curioso desta história é que, na verdade, Andy Fields não comproua obra do pequeno Warhol, mas sim uma tela que continha o desenho escondido. “Eu estava colocando uma nova moldura em uma das pinturas, retirei a parte de trás e vi um desenho olhando para mim e reconheci os lábios vermelhos e brilhantes de um Andy Warhol”, disse Fields. O desenho supostamente feito por Warhol é um retrato do cantor Rudy Vallee, popular por volta de 1930.

Fields e seu Andy Warhol

Apesar de ter começado sua vida de artista propriamente dita somente aos 23 anos, desde a infância ele dava sinais dos rumos sua biografia iria tomar, como mostra este trecho do livro Andy Warhol da Série Biografias:

Andrew recortava, coloria e desenhava, muito concentrado, pouco ou nada atraído pelas sirenes da rua. Ele já “trabalhava”, como gostaria de convencer jornalistas anos mais tarde:

– Qual foi sua primeira obra de arte?

– Eu recortava silhuetas.

– Que idade você tinha?

– Sete anos.

– Tirava boas notas em desenho, na escola?

– Tirava. Os professores gostavam muito de mim. Na escola primária, eles nos faziam copiar imagens dos livros. Acho que a primeira foi de Robert Loius Stevenson.

– Foi seu primeiro retrato?

– Talvez.

– Você frequentava um ateliê de desenho?

– Não. Mas pra quem tivesse um pouquinho de talento na escola elementar, eles costumavam propor esse gênero de coisa: ‘Se conseguir desenhar isso’, e a gente tratava de copiar a imagem e enviar…

– À Famous Artist’s School?

– Bem, cim.

– E você enviou?

– Não, os professores faziam isso.

– Eles diziam que você tinha um talento natural?

– Algo assim. Um talento contra a natureza.

– Você se interessava pela arte nessa época?

– Eu estava sempre doente, por isso precisava frequentar as aulas de verão apra tentar me recuperar. Eu tinha uma classe de desenho.

(…)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *