Feliz ano do dragão!

Os chineses estão comemorando, hoje, a chegada do ano 4710, regido pelo poderoso dragão. No seu dia-a-dia, eles até usam o nosso calendário, o gregoriano. Mas segundo suas tradições é o calendário lunar que vai reger a forma como os dias do nosso 2012  irão se comportar. Em Pequim, uma chuva de incríveis fogos de artifício (aliás, inventados pelos chineses) coloriu o céu e anunciou que um ótimo ano está começando. Mais perto daqui, no Bairro da Liberdade, em São Paulo, o final de semana também foi de muita festa, com danças típicas, banquetes e desfiles com imensos bonecos que comemoravam o início de um período auspicioso. O dragão, afinal, é tão bem-vindo que alguns casais esperam o ano regido por ele chegar para casar ou encomendar o primeiro filho. Dizem os chineses que o dragão traz fartura, boa sorte e que seu ano é o período ideal para realizar os mais grandiosos, colossais, ambiciosos e audazes projetos. O espírito do dragão é capaz de tornar tudo maior. Mas atenção: às vezes as coisas podem parecer melhores do que realmente são, o que significa que é preciso agir com cautela, já que o poderoso dragão, apesar de trazer coisas boas, não é muito prudente, podendo nos levar a ultrapassar os limites.

A L&PM publica vários livros de temática chinesa, o mais recente deles o romance Os anos de fartura, em que o escritor Chan Koonchung apresenta a China em um futuro próximo, no ano de 2013. Outros livros indicados para quem quer conhecer um pouco mais deste grande país e sua tradição milenar são Contos sobrenaturais chineses, 50 fábulas da China fabulosa, China: uma nova história e dois livros da Série Encyclopaedia: Escrita chinesa e China moderna.

Página do livro "50 fábulas da China fabulosa", organizado por Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz (clique para ampliar)

Tags: , , , , , ,

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios