Uma livraria em cada esquina

Já ouviu falar de uma pequena cidade no País de Gales chamada Hay-on-Wye? Prepare-se então para nunca mais  esquecer deste nome, pois Hay-on-Wye é a cidade com o maior número de livrarias por habitante do mundo! São 38 “bookshops” para atender à sede de leitura dos 1500 moradores: dá uma média de 1 livraria para cada 40 pessoas.

É claro que com tantas livrarias, a cidade vive cheia de bibliófilos e curiosos. Há praticamente uma livraria em cada esquina, algumas delas especializadas: música, religião, fotografia, história, apicultura, criminologia e por aí vai. A Hay Cinema Bookshop, por exemplo, tem cerca de 400 mil livros sobre cinema!

Mas a mais curiosa é certamente a “Honesty Books” (cujo nome é bastante sugestivo), que espalha suas estantes pelas ruas e não há vendedores. São os próprios compradores que depositam o valor do livro numa caixinha. Já pensou se a moda pega aqui no Brasil?

Algumas das prateleiras da "Honesty Book Shop"

"The Sensive Book Shop" não é uma gracinha?

Para conhecer melhor a variedade literária desta verdadeira meca dos amantes de livros vale acessar a lista completa com nome e contato de cada uma das 38 livrarias no site oficial da cidade. Outra opção é visitar Hay-on-Wye durante o Hay Festival, a maior festa literária da Grã-Bretanha, que ganhou o apelido de “woodstock do cérebro” do ex-presidente americano Bill Clinton, que passou por lá numa das edições. O evento acontece anualmente, no final de maio e início de junho, desde 1988 e reúne cerca de 80 mil pessoas em 10 dias.

Tags: , , , , ,

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios