Entrevista com o capista de Agatha Christie

Se você conhece as capas dos livros de Agatha Christie, deve ter notado que elas seguem um mesmo padrão gráfico, com um design meio retrô . Pois o responsável pela criação desta série de capas é o ilustrador e artista inglês David Wardler. David desenhou as capas para a HarperCollins, editora britânica que publica Agatha Christie em pocket na Inglaterra. Elas foram compradas pela L&PM Editores e agora chamam a atenção por aqui. Conversamos por email com David para saber como este trabalho começou e qual a sua capa favorita. Infelizmente, a preferida do artista ainda não está entre os 42 títulos já publicados na Coleção L&PM POCKET. Pelo menos não por enquanto…

L&PM: Quando você começou a desenhar as capas dos livros de Agatha Christie?
David:
Eu comecei a trabalhar para a HarperCollins assim que saí da Universidade. Trabalhei por seis anos com uma ampla gama de capas, fazendo parte do time “da casa”. Antes de virar freelancer, mudei-me para outra editora. Alguns anos depois de ter virado free, a HarperCollins ligou-me perguntando se eu estaria interessado em fazer as capas da metade dos títulos de Agatha Christie que eles tinham no catálogo.

L&PM: Quantas capas de livros da Agatha você já criou?
David: No total, trabalhei em aproximadamente 45 títulos da autora. Eu já havia trabalhado em brandings para os títulos da Agatha Christie quando ainda estava na HarperCollins, mas eram projetos menores de dois ou três títulos, edições especiais e de aniversário.

L&PM: Você tem alguma capa favorita?
David: Minha favorita é The Hollow.

L&PM: Você certamente leu os livros antes de fazer o design das capas. Você tem algum título favorito?
David: Acho que o meu livro favorito é o clássico Assassinato no Expresso do Oriente.

L&PM:  Você já era um leitor e/ou fã dos livros da Agatha antes de ser contratado para fazer as capas?
David: Não me descreveria como um grande fã, mas sempre estive bem ciente dos livros e das inúmeras adaptações feitas para TV e cinema. Eu também estava bem atento às fantásticas capas feitas para a primeira edição dos livros da Agatha Christie.

L&PM: Você teve alguma inspiração especial para criar o design dessas capas?
David:
Eu gosto muito de antigos cartazes ferroviários e pôsteres undergrounds dos anos 1950, que eram muito populares aqui no Reino Unido. Ilustrações de pessoas como Walter Spadberry.

15 de setembro foi o aniversário de Agatha Christie (121 aninhos!) e fizemos uma votação no QG do blog L&PM para ver quais eram as favoritas do pessoal. Aqui estão elas (clique para ampliar e ver melhor todos os detalhes):

Tags: , , ,

  1. Mi Müller disse:

    Báh que legal saber um pouco mais sobre o trabalho desse moço, adoro estas capas e foi bem interessante saber que elas foram inspiradas em “cartazes ferroviários e pôsteres undergrounds dos anos 1950″.

  2. Muito bacana. Deve ser muita responsabilidade fazer o design de capa para uma escritora tão conhecida.

  3. Ricardo disse:

    A L&PM pretende relançar livros como “Nêmesis”, “Mistério no Caribe” e “O Misterioso Sr. Quin” com as capas feitas pelo David Wardler?

  4. Lumos | disse:

    [...] – Entrevista com o capista de Agatha Christie – no blog da Editora L&PM rolou uma entrevista batuta com o ilustrador e artista inglês [...]

  5. mateus henrique disse:

    NOSSA UMA CAPA É MELHOR QUE A OUTRA, MINHA FAVORITO É A DE NOITE SEM FIM E DE MORTE NAS NUVENS

    SO O UNICO PROBLEMA É QUE O LIVRO E MUITO PEQUENO SE NAUM FOSSE COMPRARIA TUDO

    JA COMPREI 2 DA LP&M POCKET PRETENDO COMPRAR MAIS UNS +/- 4 MAIS P FRENTE

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios