Risoto de limão

Uma receita deliciosa e um sabor inusitado para servir seus convidados. A iguaria foi extraída do livro 100 receitas de arroz, da chef Aninha Comas. Deleite-se!

RISOTO DE LIMÃO
serve seis pessoas

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo
1/4 de xícara de azeite de oliva
1/2 xícara de cebola ralada ou liquidificada
3 dentes de alho
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de vinho
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão
1 galho de hortelã fresca
1 galho de manjericão fresco
4 colheres de suco de limão
1 litro de caldo de galinha
50g de manteiga
50g de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:

Numa panela média e bem grossa, coloque o azeite de oliva, aqueça um pouco e junte a cebola e o alho, deixando cozinhar até que fiquem transparentes. Então junte o arroz e frite bem até que ele fique brilhante e semitransparente: de um a dois minutos. Essa parte é muito importante para um bom risoto, pois o calor e a gordura vão soltar os grãos, dando no final a consistência cremosa. Coloque o vinho e o sal, mexendo sempre em fogo alto, por mais dois minutos. Quando o vinho secar, comece a colocar aos poucos o caldo, ainda mexendo, até que o arroz fique bem cremoso, al dente, e bastante úmido. Esse processo deve levar mais ou menos trinta minutos, aí o arroz estará no ponto.
Quando estiver pronto, tire do fogo e junte a manteiga, o queijo parmesão ralado na hora, o suco e as raspas de limão, as folhas de manjericão e de hortelã, misture tudo muito bem e sirva imediatamente. Fica ótimo para acompanhar peixes e carnes brancas em geral.

Sábado tem sempre uma “Receita do dia” vinda diretamente dos livros da Série Gastronomia L&PM.

Tags: , , , ,

Envie seu comentário

* Campos obrigatórios