Procura-se Cervantes

O sujeito acima lhe parece familiar? Pintado pelo artista Juan de Jauregui em 1600, este é o mais popular retrato de Miguel de Cervantes (1547 – 1616). Mas não é a única face do mito. Há pinturas em que o rosto do criador de Dom Quixote de La Mancha é mais fino, em que seus olhos são mais caídos, em que seu nariz é mais adunco ou em que ele até parece bem bonitinho (e em todos Cervantes está com a mesma barbichinha de Dom Quixote!).

Mas agora esqueça por alguns instantes todas estas imagens. Isso porque historiadores e arqueólogos começaram uma busca pelos ossos de Cervantes, que revelariam não só os traços precisos do rosto do escritor espanhol, como também a verdadeira causa de sua morte.

Sabe-se que o criador do cavaleiro da triste figura, como é conhecido Dom Quixote, lutou na Batalha de Lepanto em 1571 e foi ferido diversas vezes no peito e no braço, chegando a perder o movimento de uma das mãos. Logo, seus ossos devem trazer estas marcas, facilitando a identificação. Além disso, segundo o jornal britânico The Guardian o grupo comandado pelo pesquisador Fernando Prado conta com tecnologias capazes de encontrar materiais escondidos em paredes ou enterrados em até cinco metros de profundidade. A intenção do grupo é encerrar as buscas até 2016, em tempo para a celebração do aniversário de 400 anos da morte de Cervantes. Uma busca bem ao estilo de Quixote, não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *