Com quantas cervejas se faz um Van Gogh?

Segundo os artistas Ross Thomas e Elizabeth Farrell, são necessárias 8 mil cervejas para fazer o quadro Noite estrelada, pintado por Van Gogh em 1889. Antes que duvidem da possibilidade de criar qualquer coisa com tanta cerveja na cabeça, é bom explicar: apenas as tampinhas das garrafas foram necessárias para recriar uma das mais famosas obras de arte do mundo, que hoje compõe o acervo do MoMA, em Nova York. Lembra do quadro Noite estrelada?

Veja como ficaram as pinceladas pós-impressionistas de Van Gogh numa versão, digamos, reciclada:

Ross e Elizabeth foram criteriosos na escolha do material e conseguiram encaixar cores e logos de acordo com as variações cromáticas do quadro:

A versão feita de tampinhas tem 2,74 x 2,13 m, quase o dobro do tamanho da tela original!

Noite estrelada é uma das pinturas mais conhecidas de Van Gogh e também uma das mais parodiadas e homenageadas por artistas do mundo inteiro. Woody Allen, por exemplo, usou-a no cartaz do seu próximo filme Midnight in Paris, que vai abrir o Festival de Cannes em maio.

Van Gogh pintou Noite estrelada aos 37 anos, enquanto morava em um asilo em Saint-Rémy-de-Provence. Para saber mais sobre a vida e a obra do pintor holandês, vale a pena conhecer o livro Van Gogh, publicado pela L&PM na Série Biografias.

Vi Zupi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *