Há 130 anos, começava a construção da Torre Eiffel

Foi exatamente na data de hoje, em 26 de janeiro (só que de 1887), que os primeiros dos 2,5 milhões de rebites da Torre Eiffel começaram a ser martelados. Mas essa que hoje é o símbolo de Paris, o cartão postal mais popular da Cidade Luz, nem sempre foi visto com bons olhos. Em Paris – Biografia de uma cidade, o historiador Colin Jones (que no livro conta tudo e mais um pouco sobre a capital francesa) oferece um texto especial sobre a Torre Eiffel, contando a respeito de um abaixo-assinado que foi feito assim que as obras tiveram início:

Paris_biografia“A Torre Eiffel, que nem mesmo a gananciosa América, temos certeza, não quereria, é a desonra de Paris. Todo mundo sabe disso, todo mundo fala nisso e todo mundo está profundamente aborrecido com isso – e somos apenas o débil eco da opinião pública universal, que, com todo direito, está alarmada. Basta imaginar uma torre vertiginosamente ridícula dominando Paris como uma gigantesca e negra chaminé de fábrica, esmagando com maciça barbárie a catedral da Notre-Dame, a Sainte-Chapelle, a torre Saint-Jacques, o Louvre, o domo do Hôtel des Invalides, o Arco do Triunfo etc.”

Em 1887, o abaixo-assinado do qual se extraiu essa passagem foi subscrito por um elenco estelar de cerca de cinquenta intelectuais, inclusive os escritores Alexandre Dumas, Leconte de Lisle e Guy de Maupassant, o arquiteto Charles Garnier, compositores Gounod e Massenet, o dramaturgo Victorien Sardou e vários arquitetos. Esses declarados “amantes apaixonados da beleza” assumiram a condição de represenantes de todos que amavam a Paris histórica, mas desprezavam o pensamento de que ela pudesse ser profanada pela “odiosa sombra dessa coluna oca de metal” cuja construção estava recém começando. (…)

A base da Torre Eiffel no início de sua construção

Em defesa da Torre, Gustave Eiffel, o engenheiro responsável por sua construção escreveu uma resposta espirituosa:

“Foi devido a seu valor histórico que as pirâmides causaram impacto tão poderoso sobre a imaginação humana? (…) a torre será o edifício mais alto construído pelo homem. Por que o admirável Egito deve se tornar odiável e ridículo em Paris?”

Hein?

4 ideias sobre “Há 130 anos, começava a construção da Torre Eiffel

  1. Pingback: Tweets that mention Começa a construção da Torre Eiffel « Blog da L&PM Editores -- Topsy.com

  2. Daniel Aço

    A propósito da Torre Eiffel, estou lendo um livro ótimo que traz alguns dados sobre a construção. Trata-se, naturalmente, de mais uma brilhante publicação da L&PM. Em Nos Céus de Paris, do gaúcho Alcy Cheuiche, patrono da Feira do Livro de Porto Alegre de 2006, há um capítulo que se passa na Torre Eiffel. O livro, para quem não sabe, é um romance biográfico de Santos Dumont. Muito bem escrito, pensado e articulado, vale a leitura e, de quebra, saber mais sobre a construção da Torre Eiffel, desde dados técnicos até ingerências políticas e curiosidades. Nas sapatas que fixam a edificação ao solo, por exemplo, há parafusos de mais de sete metros de comprimento. Sim, sete metros. Você sabia disso?

    Responder
    1. Nanni Rios

      Puxa, que bacana! Obrigada pela contribuição, Daniel 🙂
      O livro “Nos céus de Paris” do Alcy Cheuiche é uma excelente sugestão de leitura para quem se interessa pela história da capital francesa.
      Um abraço!

      Responder
  3. René Neubauer

    Em Rio Claro – SP, tambem a construção de um monumento que lembra a “Torre Eiffel”tambem sofreu varios tipos de comentários
    e protestos.
    É a historia se repetindo em menores proporções!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *