Você já teve Ressaca Literária?

Dia 28 de fevereiro é o “Dia da Ressaca”. A efeméride, não tão popular no Brasil, é um alerta para os riscos do excesso de bebida no organismo. Este é o dia para que você se reúna com os amigos e compartilhe as suas histórias mais hilariantes e, claro, aproveite com moderação. Dores de cabeça, ansiedade e desânimo são sintomas também da ressaca literária. Resolvemos compartilhar algumas indicações de que, talvez, você esteja sofrendo deste mal.

bebidaelivros

1. Ler muitos livros sem filtrar informações.

Ler demasiadamente, assim como ingerir muita bebida alcoólica, pode causar algumas reações, como enjôo de determinadas obras, cansaço e preguiça. Se você está consumindo muitas informações, vá com calma, deguste a leitura. Não queremos que algo bom se torne prejudicial, certo?

2. Apegar-se a um personagem.

Você já deve ter lido alguma obra que o tirou do prumo: a narrativa era incrível, os personagens tinham características únicas e encantadoras e você acompanhou o passo a passo da história como se estivesse vivendo tudo aquilo e então: tudo aquilo acaba. Certo, o final pode ser ótimo, mas você sente um vazio estomacal, como se tivessem retirado o seu âmago literário.

3. Ler um livro que não gostou.

Ao mesmo tempo que você teve uma experiência boa, alguma obra pode ter decepcionado você. Este é um daqueles momentos que você espera acordar bem e disposto, mas a expectativa acabou sendo seu maior inimigo. Alguns sintomas são: confusão mental, tristeza momentânea, dores de cabeça e, em casos extremos, raiva demasiada.

4. Ler diversas obras ao mesmo tempo.

A ressaca literária acontece também quando você, sem escrúpulo algum, resolve misturar diferentes obras ao mesmo: romance, biografia, ficção científica, quadrinhos, etc. Por vezes, você possui uma maior lentidão para terminar essas obras, porém apressa-se para começar outras. Neste caso, você sente ansiedade, impaciência e, também, confusão mental.

Já sentiu algum dos sintomas acima? Se sim, é provável que você já tenha sofrido de Ressaca Literária. Mas ressaca é assim: depois que passa você já está pronto para outra (pelo menos no que se refere aos livros). Então vá lá, abra um novo livro, deguste à vontade em casa ou mesmo em um bar e faça sempre um brinde ao seu escritor preferido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *