Gravuras da sopa Campbell’s de Andy Warhol são roubadas nos EUA

Via Jornal O Globo – 11/04/2016

tomato-history-and-origins-campbell-soup-andy-warhol

O FBI e a Interpol estão investigando o desaparecimento de um número não revelado de reproduções da série “Campbell’s Soup Can”, de Andy Warhol, do Museu de Arte de Springfield. As obras foram roubadas na semana passada e desde então o museu fechou a mostra “The electric garden of our minds: British/American Pop”, que deveria ficar aberta até o dia 17 de abril. O roubo teria acontecido entre as 17h30 do dia 6 de abril e as 8h45 do dia 7, segundo nota oficial divulgada pelo museu.

“O museu está trabalhando com as autoridades e sendo proativo em seus esforços de segurança para se manter aberto ao público”, disse o diretor Nick Nelson, em nota. “Estamos confiantes que as medidas que tomamos vão proteger os tesouros do museu, enquanto mantemos a arte acessível ao público.”

Warhol criou 32 gravuras com a lata de sopa nos anos 1960. Em 1985, o museu recebeu dez impressões da série, feitas em 1968 no estúdio do artista em Nova York. Segundo o ArteNewspaper, no ano passado a Christie’s de Londres vendeu uma impressão similar do mesmo ano por US$ 30.660.

A L&PM publica a Biografia de Andy Warhol, Diários de Andy Warhol e América, livro de fotos do artista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *