Os 70 anos do Dia da Vitória

Foi em 8 de maio de 1945 que, esgotados, os alemães assinaram sua rendição, marcando a data como o “Dia da Vitória”. Terminava assim a maior e mais sangrenta guerra de todos os tempos. Sete décadas depois, nesta sexta-feira, 8 de maio de 2015, serão muitos os eventos pelo mundo que lembrarão os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, entre os destaques está a inauguração de mostra fotográfica “70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial / Grande Guerra Patriótica” com imagens raras extraídas dos antigos arquivos soviéticos. A exposição acontece em São Paulo, na Biblioteca Latinoamericana Victor Civita. Na abertura, às 18h, haverá apresentação do Quarteto Romanov. A entrada é gratuita e a mostra permanecerá até 6 de junho.

Uma das fotos da mostra

Uma das fotos da mostra

Para marcar estes 70 anos, a L&PM Editores acaba de reeditar A Última Batalha, de Cornelius Ryan, o clássico relato da ofensiva que derrubou o Terceiro Reich.

ultima batalha blog

Baseando-se tanto em fontes oficiais e entrevistas com líderes militares quanto em depoimentos de soldados e civis, Ryan escreveu uma obra impregnada de tensão humana. A luta diária dos civis para sobreviverem na capital alemã bombardeada e às vésperas da invasão, os impasses políticos e diplomáticos dos bastidores da guerra, o que pensavam os militares próximo à vitória e à derrota e muitas outras histórias são contadas neste livro pelo escritor que reinventou e humanizou a literatura de guerra.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *