A sopa branca de “Orgulho e preconceito”

Em certa passagem de Orgulho e preconceito, de Jane Austen, o Sr. Bingley fala à sua irmã sobre a sopa branca que Nicholls está preparando.

Essa sopa, muito comum na época em que o livro foi escrito, era um creme de frango, enriquecido com carne de vitela e amêndoas. Para os que querem se sentir na Inglaterra da virada do século XVIII para o XIX e, quem sabe, imaginar que o Sr. Darcy chegará para o jantar, aí vai a receita original. Mas já avisamos: ela é para os fortes.

Coloque um pedaço de carne de vitela em seis litros de água junto com um frango, um quilo de bacon magro, meio quilo de arroz, duas anchovas limpas, alguns grãos de pimenta, um molho de erva doce, duas ou três cebolas inteiras, três ou quatro cabeças de aipo cortadas em fatias. Cozinhe isso tudo por várias horas até obter um caldo bem forte. Deixe esfriar e coe o caldo com uma peneira, deixe repousar tampada por toda a noite em um pote de barro limpo. Na manhã seguinte, coe novamente e coloque em uma panela. Junte meio quilo de amêndoas e bata bem. Coloque para ferver um pouco e passe novamente na peneira. Em seguida, acrescente um litro de creme de leite e a gema de um ovo. Sirva bem quente.

sopa_branca

A receita está no livro “The London Art of Cookery”, de 1783. (Leia a receita em inglês no site do The Telegraph).

Quer uma versão vegetariana? Tem também. Clique aqui para ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *