Garfield quase quarentão

Garfield está de aniversário hoje. Foi em 19 de junho de 1978 que sua primeira tirinha foi publicada em 41 jornais norte-americanos. Já pensou? Ano que vem ele vai ser quarentão!

O gato gordo, preguiçoso, sarcástico, dorminhoco e comilão, que adora comer lasanha e pizza, foi criado pelo desenhista Jim Davis e, em 2002, entrou para o Guiness Book como a tirinha mais publicada em jornais de todo o mundo.

Jim Davis, que tem 71 anos, cresceu rodeado por mais de 20 gatos e desde cedo mostrou que tinha jeito para o desenho. Quando resolveu juntar as duas coisas, seu sucesso foi imediato.

O gato laranja, gordo e resmungão, que adora dormir foi batizado com um dos nomes do avô de Jim Davis, – James Garfield Davis – Garfield começou por aparecer nos jornais. Em 1982 eram mil jornais, incluindo já imprensa estrangeira, e em 1987 subiu para dois mil.

As tirinhas de Garfield criaram todo um império: séries de TV, filmes, telefilmes, jogos de computador e dezenas de produtos com a marca Garfiled, como canecas, cartazes e bichos de pelúcia. Garfield também foi ainda usado em campanhas publicitárias, associado a marcas como McDdonald’s, American Express, Kellog’s e Campbell’s.

Além dos livros com as tiras de Garfield que podem ser encontrados em formato pocket, a L&PM também possui um grande livro da Série Ouro com 2.582 tiras de Garfield, incluindo, claro, aquela publicada em 19 de junho de 1978. Clique aqui para vê-la.

garfield_aniver3

Feliz aniversário Garfield!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *